Sistema Web: O que é e como facilitar o seu desenvolvimento?

sistema web

Quem não deseja ter  soluções para facilitar e otimizar o cotidiano na empresa? Quando o assunto é internet e tecnologia, uma das soluções para esse processo pode ser o uso de sistema web.

Um sistema ou projeto web dispensa a necessidade de instalar outros programas complexos, o que é muito importante para criar uma experiência mais simples para a experiência do usuário em uma aplicação.

Por se tratar de um conceito com muitas vantagens, vale a pena explorar mais sobre esse assunto. Nesse artigo vamos falar não só o que é um sistema para web, mas como ele funciona, os seus vários benefícios e qual é a sua diferença em relação a site. Boa leitura!

Crie sistemas web e aplicativos mobile de forma simples e visual. Confira!

O que é um sistema para web?

O sistema web nada mais é do que  um software hospedado na internet no qual o usuário cadastrado consegue acessar através de um navegador instalado. Dentro de um sistema web, que demanda um login e  uma senha, o usuário terá experiências próprias.

O principal objetivo de um sistema web é garantir o uso do software sem precisar baixar programas, o que faz com que eles sejam bastante simples de acessar.

Como funciona um sistema na web?

Um sistema web funciona a partir da hospedagem de um software no servidor. É ele quem será responsável por processar todas as consultas ao banco de dados, o que ocorre por meio de uma linguagem específica. 

O sistema web, dessa forma, vai funcionar de forma remota. Todos os usuários que se cadastrem no sistema poderão acessar e visualizar o  software hospedado na internet, bem como enviar dados que vão ser processados pelo servidor.

Quais são os benefícios de um sistema web para as empresas?

benefícios sistema web

Os sistemas web estão sendo utilizados para facilitar a gestão de processos em vários setores do mercado. Entre as razões estão:

  • Otimização do tempo gasto;
  • Geração de economia;
  • Acessibilidade;
  • Personalização;
  • Segurança.

Iremos falar um pouco sobre cada um desses aspectos.

Otimiza o tempo gasto na execução de tarefas

A burocracia que acompanha algumas tarefas podem demandar muito tempo no dia a dia do colaborador. Quando elas demandam muita atenção, ainda, o que permite erros, isso pode gerar um retrabalho.

Entre suas diversas funcionalidades, o sistema web promove a redução do tempo gasto, principalmente por conseguir detectar falhas automaticamente. Isso vai garantir a necessidade de uma constante revisão de erros.

O sistema web consegue ficar mais inteligente a cada vez que são colocados dados, o que sempre vai contribuir para otimizar o tempo gasto na execução das tarefas.

Gera economia

A economia que o sistema web oferece se dá pelo fato dele eliminar custos com infraestrutura, afinal, ele pode ser armazenado em qualquer provedor de hospedagem. 

O sistema web elimina a necessidade de compra de computadores robustos e máquinas específicas para rodar um sistema, por exemplo.

Juntamente com esse custo benefício, como falamos, a redução do tempo para executar as tarefas também garante maior economia para empresa no que diz respeito ao recursos, ao mesmo tempo que possibilita que os colaboradores realizem outras tarefas.

É acessível

A acessibilidade do sistema web também é um ponto muito relevante. Qualquer computador ou dispositivo móvel – seja celular ou tablet – que tenha internet pode acessá-lo. 

Isso vai permitir que os colaboradores e gestores possam verificar e administrar dados de qualquer lugar e em qualquer horário, independente de quando uma urgência aparecer.

O fato do sistema web ser acessível também diz respeito a implementação de atualizações de modo automático. Não é preciso verificá-las, visto que elas já estão toda vez que for feito o acesso, seja onde for.

É seguro

Por último, o sistema web também se destaca pelo fato de ser seguro. Isso acontece, em primeiro lugar,  devido ao controle das informações que focam em apenas uma plataforma. Essa centralização, por si só, já diminui o risco do vazamento de dados. 

Além disso, o sistema web oferece senhas de acesso criptografadas, certificados de segurança, permissões autorizadas de acordo com as preferências do gestor  e a possibilidade dos dados ficarem salvos em servidores especializados nesse setor.

Quanto à perda de dados, o sistema web também é seguro. Isso acontece graças aos backups, que são feitos de forma periódica e garantem uma versão anterior dos dados salvos, os chamados backups.

Vantagens de desenvolver um sistema web personalizado

O sistema web também chama a atenção pelo fato de permitir a personalização. Isso é muito importante para atender as necessidades que envolvem o projeto da empresa.

Para isso, será necessário fazer um levantamento de todos os requisitos que o software precisará ter para que seja exatamente o que se espera. 

Optar por um sistema web personalizado pode ser mais vantajoso que adotar um sistema web já pronto. Entre as principais vantagens desse processo estão:

  • Maior adaptação dos colaboradores;
  • Aumento da produtividade;
  • Facilidade de mudanças de acordo com novas demandas.

O que é necessário para desenvolver um sistema web?

O software precisa ser  desenvolvido por meio de uma linguagem web, como é o caso do JavaScript.

É isso que faz com que  a comunicação web seja possível e o sistema seja acessado a partir de navegadores em desktops, notebooks, tablets e smartphones.

Qual é a diferença entre site e sistema?

diferença entre site e sistema web

Embora estejam bastante relacionados, há uma diferença entre o site e um sistema web. O site, em primeiro lugar, se configura com um conjunto de páginas web armazenadas em uma pasta dentro de um servidor. 

Os sistemas webs, como falamos, são softwares que se hospedam em servidores. Embora o acesso se dê através dos navegadores, da mesma forma que acontece nos sites, isso ocorre apenas por meio do cadastramento com um login e senha.

Enquanto o site tem um caráter mais informativo, o sistema web costuma ter o propósito de solucionar problemas e necessidades.

Crie sistemas web e aplicativos mobile de forma simples e visual. Confira!

Conclusão

O sistema web, como você pode entender neste artigo, é uma excelente ferramenta para o desenvolvimento de soluções. Investir em um projeto web permite melhorar a performance da sua empresa ao trazer mais produtividade e economia!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.