Scrum: O que é e quais os benefícios para os desenvolvedores?

scrum

As metodologias ágeis têm sido uma grande ponta de lança na atualidade a fim de gerar mais produtividade no processo de desenvolvimento de software e a solução de problemas relativos a ele. O scrum, por sua vez, é um desses tipos.

Quando se fala sobre gerenciamento de projetos complexos, o scrum é framework que se põe como grande aliado para tornar os procedimentos mais simples. Embora não seja o único, nesse artigo, vamos focar nesse conceito.

Se você tem curiosidade para entender melhor esse tipo de framework, não tem mais desculpa: nesse texto vamos explicar desde o seu significado e funcionamento até abordar suas funções e mecanismos importantes, além de falar sobre seus benefícios. Boa leitura!

O Maker Bootstrap é uma plataforma de desenvolvimento de softwares que acelera o desenvolvimento de aplicações web e mobile.

O que é o scrum?

Criado pelos desenvolvedores Ken Schwaber e Jeff Sutherland, o scrum é um tipo de framework que faz parte das metodologias ágeis. É comum que se pense que metodologias ágeis dizem respeito apenas a ser mais rápido.

No entanto, o seu sentido diz mais respeito à capacidade de lidar com mudanças no percurso e saber adaptá-las de forma organizada e segura para todos os envolvidos. 

O scrum se dá a partir de alguns elementos importantes:

  • Equipes pequenas e multidisciplinares;
  • Feedbacks constantes;
  • Flexibilidade dos prazos e resultados;
  • Colaboração dos envolvidos;
  • Orientação aos objetos.

Como funciona o Scrum?

O scrum funciona a partir dos registros sobre o andamento de todas as etapas do processo,  sempre focando nos membros da equipe, que precisam ter papéis muito bem definidos.

Dessa forma, a partir dessas informações, todos os envolvidos entendem em que fase o projeto se encontra e o que falta para completá-lo. 

O menor tempo com maior qualidade também faz parte da metodologia do scrum. Sendo assim, ela é aplicada a partir de ciclos rápidos, chamados sprints, de forma que seja estabelecido um tempo determinado para que as atividades se finalizam.

Qual é a estrutura dele?

Como já falamos, o scrum se baseia, principalmente, na capacidade de adaptar-se aos fatores variáveis e ao constante aprendizado.

Sendo assim, entende-se que o projeto evolui de acordo com o ganho de experiência da equipe também. 

Sendo assim, o scrum se estrutura de modo a ajudar as equipes a se adaptarem naturalmente às mudanças. 

Isso envolve entender os requisitos do usuário e saber trabalhar com ciclos curtos de liberação. De forma geral, o scrum se divide em algumas etapas:

  • Product Backlog;
  • Sprint Backlog;
  • Sprint;
  • Daily Scrum;
  • Reunião de Revisão da Sprint;
  • Retrospectiva da Sprint;
  • Conclusão.

Para que serve o scrum?

para que serve scrum

O principal objetivo do scrum é potencializar a produtividade de uma equipe. Embora tenha sido criado dentro do desenvolvimento de software, ele não está limitado a essa área. 

Esse tipo de metodologia ágil serve, então, para desenvolver, entregar e sustentar produtos complexos de forma produtiva e criativa.

Três funções do scrum para entender

Existem três partes do trabalho importantíssimas para que se possa alcançar a maior produtividade que se deseja com o scrum.

Scrum master

Em primeiro lugar, o scrum master. Ele terá o papel de fazer com que todo o processo funcione de forma organizada, sendo um cargo de líder.

Entre suas atribuições, está o mapeamento de problemas no andamento do projeto e suas respectivas resoluções. Além desses papéis, o scrum master deve orientar reuniões e estimular a equipe como um todo para que sempre se tenha melhores resultados.

Proprietário do produto do Scrum

Em segundo lugar, tem-se o proprietário do produto do scrum, também chamado de  product owner ou, melhor, dono do produto. É ele quem fará a intermediação do cliente com toda a equipe e irá fazer sua apresentação.

É a partir do que o cliente passa que esse responsável irá priorizar as tarefas que precisam ser desenvolvidas em cada sprint, isto é, um dado período em que uma versão incremental e usável de um produto é desenvolvida.

Equipe de desenvolvimento 

Por fim, temos a equipe de desenvolvimento, intitulada também de scrum team. São todas as pessoas que participam do desenvolvimento do produto a partir das prioridades do sprint 

É importante que elas sempre sejam enxutas, mas sempre com habilidades multifuncionais, sendo auto organizada e auto conduzida.

Embora eles realizem as atividades, elas sempre precisam estar alinhados com as duas outras partes: o scrum master e o proprietário do produto do scrum. Isso que garante mais transparência no projeto.

Mecanismos importantes do Scrum

Algumas das ferramentas que podem ser utilizadas na metodologia scrum são o backlog do sprint, o backlog do produto e o incremento. Iremos falar mais sobre eles agora.

Backlog do sprint

O backlog do sprint nada mais é do que lista de itens, histórias de usuários ou correções de bugs selecionada pela scrum team necessários para que se implemente o ciclo atual de sprint. 

Antes de cada sprint é feita uma reunião de planejamento dele e, nela, a equipe escolhe quais itens funcionarão para o sprint a partir do backlog do produto. 

Backlog do produto

O backlog do produto é a mais importante lista “do que fazer” que o proprietário do produto ou gerente de produtos faz e mantém consigo. Nela, se elenca elementos como, por exemplo:

  • Dinâmica de recursos;
  • Requisitos necessários;
  • Aprimoramentos e correções.

Esse precisa sempre ser revisto pelo product owner pois, de acordo com as mudanças que acontecem em cada sprint, pode ser preciso repensar os itens que fazem parte da lista. 

Incremento

Por último, o incremento ou meta de sprint diz respeito ao próprio produto final após o sprint. Quando se obtém ele, significa que o projeto foi concluído.

Benefícios do scrum para desenvolvedores

benefícios scrum

A metodologia scrum serve para otimizar processos e por isso, oferece uma série de vantagens para o desenvolvimento. Algumas delas são:

  • Aumentar o ROI (Retorno sobre Investimento) ao criar melhores soluções;
  • Criar uma ambiente com maior colaboração e valorização da equipe;
  • Proporcionar melhorias e evoluções contínuas devido às adaptações; 
  • Focar na satisfação do cliente, uma vez que o produto precisa estar alinhado com o propósito dele;
  • Estimular a criatividade a partir da possibilidade de maior comunicação e integração entre as partes.

Conclusão

Após a leitura desse texto, ficou mais fácil de entender como o scrum é uma excelente metodologia para os desenvolvedores! Crie sistemas web e aplicativos mobile de forma simples e visual com Maker Bootstrap!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.