fbpx

Realtime Database: Saiba como funciona esse banco de dados

Cada vez mais os desenvolvedores têm usado bancos de dados em tempo real a seu favor para produzir respostas confiáveis. Essa é uma forma de agilizar os aplicativos de desenvolvimento que atendem às expectativas de desempenho dos novos usuários.

Dessa forma, o realtime database é uma dessas soluções. Com ele, é possível escrever o código do aplicativo no cliente que está usando e lidar com a lógica no aplicativo. Essa prática é bastante útil para áreas da contabilidade até a de registro médicos. 

Se você quer saber mais sobre esse banco de dados, está no artigo certo. Aqui você vai descobrir como o realtime database funciona, qual é sua importância e também os seus principais benefícios. Boa leitura!

O Maker Studio é uma plataforma de desenvolvimento de softwares que acelera o desenvolvimento de aplicações web e mobile.

O que é Realtime Database?

Em primeiro lugar, para entender o realtime database, vale explicar o que é firebase. O Firebase, de modo geral, é uma plataforma desenvolvida pelo Google que possibilita a criação de aplicativos móveis e da web.

O Realtime Database se trata de um dos tipos de banco de dados do Firebase, hospedado na nuvem, que usa documentos JSON para armazenar pares de chaves-valor.

Dessa forma, ele inclui recursos para sincronização de dados usando web sockets e também para sincronização assíncrona para suporte a dispositivos offline. 

O database se diferencia dos bancos de dados tradicionais, pois estes possuem dados persistentes, mas que na maioria não se afetam pelo tempo. 

O processamento em tempo real do realtime database significa que uma transação é processada de forma veloz o suficiente para que o resultado volte e se acione de modo imediato.

Para que serve Realtime Database?

Os bancos de dados em tempo real são úteis para diversas áreas de atuação, como, por exemplo:

  • Contabilidade;
  • Banco;
  • Direito;
  • Registros médicos;
  • Controle de processos;
  • Multimídia;
  • Análise de dados científicos.

Como funciona um Realtime Database?

Como funciona um Realtime Database

O realtime database tem diversas funções e praticidades. Ele funciona hospedado na nuvem, portanto, você cria o seu banco na nuvem do Firebase e, com isso, conecta seu app nele para enviar e receber objetos JSON em tempo real. 

Ao conceder acesso seguro ao banco de dados direto do código do cliente, ele permite criar aplicativos avançados e colaborativos. Mesmo estando offline, os eventos em tempo real podem ser acionados. 

Quando se retorna ao online, o realtime database sincroniza as alterações feitas nos dados locais com as atualizações remotas do período offline. Dessa forma, ele oferece uma experiência responsiva ao usuário final.

Além disso, o ele oferece uma linguagem de regras flexíveis baseadas em expressão, denominadas regras de segurança, que definem como os dados são estruturados e quando podem ser lidos e gravados.

Pelo fato do realtime database ser associado ao projeto do Firebase, pelo padrão, ele só permite o acesso aos dados por usuários autenticados.

Qual a importância de um realtime database?

O realtime database permite autorizar somente operações que possam ser executadas com rapidez. Dessa forma, garante mais velocidade ao processo e oferece ótima experiência em tempo real sem ter problemas com a capacidade de resposta.

Por que investir em um Realtime Database?

Por que investir em um Realtime Database

Aqui elencamos 5 motivos pelos quais vale a pena investir em um banco de dados em tempo real, como é o caso do real time database. 

Embora não seja necessariamente uma realidade disponível em todos os tipos de banco de dados, esses benefícios representam uma visão geral das vantagens desse tipo de banco.

Indicadores em tempo real

Em primeiro lugar, um benefíco está na própria relação com o tipo de banco de dados: em tempo real. O realtime database, assim como os demais, podem sincronizar dados e suas mudanças enquanto a atualização de dados nas interfaces está sendo atualizada por meio de solicitações. 

Todas as alterações implementadas refletem automaticamente em qualquer dispositivo que se use para recuperar os dados.

Sincronização 

A sincronização também acontece de forma offline. Essa é uma das principais vantagens de usar um banco de dados em tempo real, isto, é, a disponblidade constante.

Portanto, o salvamento de dados em disco local, por exemplo, se torna muito mais simples com ele. Quando o servidor fica online de novo, todas as alterações implementadas se sincronizam com o estado atual do servidor.

Acesso múltiplo

Os usuários podem, ainda, acessar dados através de diferentes interfaces e dispositivos, como, por exemplo, dispositivos móveis e websites.

Comunicação de informações

Um banco de dados em tempo real favorece também o compartilhamento de informações e, por sua vez, a comunicação da equipe. 

Diferentes usuários podem dividir seus dados disponíveis em diferentes bancos de dados para um projeto. Além disso, também é  possível estabelecer blocos para todas as instâncias do banco de dados.

Preços acessíveis

Outra vantagem do realtime bastante também está no preço: bastante acessível. Muitas empresas oferecem preços flexíveis no mercado. Por fim, vale ressaltar que o preço pago sempre depende das conexões e da quantidade de dados armazenados ou baixados.

Como saber se o Realtime Database é a escolha ideal? 

A escolha para uma solução de banco de dados depende de alguns fatores. Iremos aqui listar alguns desses itens que você deve levar em consideração na hora de escolher entre o real time database ou outro tipo de banco de dados.

As principais considerações são, portanto:

  • Papel do banco de dados. Por exemplo, quando consultas, classificações e transações avançadas não são necessárias, se recomenda, por exemplo, o realtime database.
  • Operação em dados. No caso do app enviar um stream de pequenas atualizações, como em um app de quadro branco digital, recomenda-se o realtime database.
  • Modelo de dados. Para dados não estruturados JSON, indica-se o Realtime Database.

Tenha mais desempenho e usabilidade com menor tempo de resposta. Conheça o Maker Mobile!

Conclusão

O realtime database é um banco de dados hospedado na nuvem que tem diversos benefícios por funcionar em tempo real. 

Nesse artigo, você pode conhecer algumas dessas vantagens, além de entender melhor sobre o funcionamento do realtime database.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.