O que é UDP e TCP: Entenda as diferenças entre protocolos

protocolo UDP

Dentro da internet, há muitos protocolos usados que servem como guia para determinar como os dados são compartilhados. Esse é o caso do protocolo UDP e o protocolo TCP, que são dois exemplos bastante comuns.

O protocolo UDP, assim como o protocolo TCP, estão relacionados às configurações de rede de seu computador e de software de firewall. Embora apresentem diferenças, o principal papel de ambas é enviar pacotes dado a um endereço de IP.

Nesse artigo, iremos explicar os conceitos de protocolo UDP e protocolo TCP, esclarecendo os seus funcionamentos e singularidades, além de orientar em relação a melhor escolha para você. Boa leitura!

Crie sistemas web e aplicativos mobile de forma simples e visual. Confira!

O que é protocolo em UDP: User Datagram Protocol

Em primeiro lugar, iremos esclarecer o conceito de protocolo UDP. O tipo de protocolo User Datagram Protocol é responsável por enviar pacotes de dados sem estabelecer uma conexão.

Esse aspecto confere ao protocolo UDP a característica de falta de confiabilidade. Ao mesmo tempo, também faz com que ele possua uma taxa de transferência mais rápida, sendo esse o principal objetivo. 

O UDP é o tipo de protocolo adequado para multicasting, ou seja, para o envio a todos os assinantes e transmissão de pacotes ou o envio para todos na sua rede local.

Como funciona o protocolo UDP

como funciona udp

O protocolo UDP é responsável por enviar pacotes para um receptor de forma que não depende que eles sejam capazes de recebê-lo de forma completa.

Dessa maneira, cada pacote de fato se envia de forma direta e individual sem estabelecer e reconhecer um canal de dados confiável.

Nesse tipo de protocolo, ainda, os usuários não têm a capacidade de solicitar pacotes de dados ausentes quando estes são perdidos em trânsito. Em caso de erros, portanto, o envio do próximo pacote programado pelo sistema se dá igualmente. Já os anteriores não podem ser recuperados. 

Usabilidade do protocolo UDP

O protocolo UDP costuma ser utilizado em casos em que a correção de erros não é necessária. Dois exemplos desse tipo de usabilidade são os vídeos ao vivo e os jogos online.

Vídeos ao vivo em UDP

Os usuários de live streaming e vídeos ao vivos sempre dependem de um servidor que envia um fluxo de dados contínuo de pacotes. 

Nesses casos, em vez dos usuários esperarem pelo recebimento de um pacote que se perdeu, faz mais sentido que alguns trechos sejam esquecido ou se lide com distorções de imagem e áudio.

Isso se dá porque há vídeos ao vivo que se dão pela experiência em um contexto de imediatismo do formato, ou seja, do fator “tempo real”.

Dessa forma, a perda de pacotes, apesar de causar pequenos problemas, não vai impedir que todo o vídeo seja reproduzido quando transferido através do UDP.

Jogos online EM UDP

O conceito de jogos online é parecido com o de live streaming. Nesse contexto, à medida que os pacotes de UDP são enviados, é possível perder alguns dados transferidos antes, o que faz com que o jogador se teletransporte pelos mapas. 

Não há a necessidade, portanto, de recuperar pacotes antigos e perdidos, visto que o mais importante é o que está acontecendo no “agora” dentro do jogo. 

A menor preocupação com erros, portanto, melhora a velocidade da conexão do jogo e não afeta o desempenho dele. Na verdade, a checagem de erros só iriam servir para aumentar a latência dos participantes.

O que é protocolo TCP: Transmission Control Protocol

Agora que você já entende o que é o protocolo UDP, está na hora de compreender o protocolo TCP. O tipo de protocolo Transmission Control Protocol, diferente do anterior, é um protocolo orientado à conexão e a ordem dos dados.

Isso significa que ele procurará realizar uma conexão entre a origem e o destino final antes de iniciar o envio de alguma coisa. Esse aspecto confere ao protocolo TCP, portanto, a  característica oposta ao UDP: a de confiabilidade. 

Ao mesmo tempo, o estabelecimento de uma conexão também representa que o TCP seja um protocolo mais lento. 

Como funciona o protocolo TCP

como funciona tcp

O protocolo TCP permite que, quando o usuário acesse um site, o computador envie dados ao servidor pedindo para que ele envie os conteúdos da página à máquina em uso.

Dessa forma, as informações enviadas em retorno são “costuradas” pelo seu navegador, o que permite mostrar aquilo que você deseja.

Toda essa atividade se repete quando o usuário realiza alguma atividade, seja ela a seleção de um link, o login de uma página ou até mesmo a publicação de um comentário em uma rede social.

Ordem correta

Entre as configurações do protocolo TCP, está a capacidade de ordenação dos pactos. Isso acontece pois o TCP possui um sistema de numeração próprio.

Isso significa que se o receptor não receber a informação de forma adequada, ela será reenviada até que chegue seguramente ao destino.

Além disso, diferente do UCP, há uma checagem de erros para assegurar o não rompimento das informações.

Confiabilidade

Outro aspecto muito relevante do TCP é a confiabilidade. Como ele não preza pela velocidade, ele permite que a oscilação de velocidade de uma conexão, por exemplo, não comprometa os downloads de um arquivo.

Além disso,  a confiabilidade vai garantir que as páginas acessadas por seu navegador não deixem de carregar algum elemento por acidente caso a máquina esteja conectada à internet.

Qual protocolo escolher: UDP ou TCP?

Como você conseguiu observar durante o texto, o protocolo UDP e o protocolo TCP possuem similaridades mas, ao mesmo tempo, diferentes formas de funcionamento. 

 A escolha por um outro vai sempre depender do desenvolvedor de cada aplicação e do que ele precisa. Entre os aspectos que podem pesar para escolha estão, portanto:

  • Velocidade: se a preocupação com a entrega rápida for maior, o protocolo UDP pode ser mais interessante,como é o caso de vídeos ao vivo. Já quando o uso é mais importante que o tempo de entrega, como o caso do e-mail, o TCP pode funcionar;
  • Confiabilidade: por outro lado, nos casos em que a confiança na conexão precisa ser mais segura, o TCP é uma alternativa mais adequada.

Além desses pontos, quando não se está na condição de administrador de redes e desenvolvedor de softwares, a diferença entre os dois protocolos pode não afetar muito o uso

Em casos de configurações de  firewall ou roteador, na dúvida entre qual protocolo usar para enviar pacotes, é possível escolher ambos caso.

Crie sistemas web e aplicativos mobile de forma simples e visual. Confira!

Conclusão

Entender mais sobre o protocolo UDP e TCP é essencial para administradores de rede que querem contribuir para uma experiência possível ainda melhor aos usuários do sistema.

Entre as diferenças desses dois tipos de protocolo, podemos destacar a questão da velocidade e da confiabilidade. A escolha final, no entanto, vai depender do desenvolvedor!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.