Programação de Site: Como funciona e Principais Linguagens

programacao de site

Em um mundo hiperconectado, a programação de sites tem sido cada vez mais requisitada e muitas pessoas têm investido nessa plataforma para divulgar seu trabalho ou seu negócio.

Sendo assim, um programador de site será o responsável que irá desenvolver o site de uma empresa, levando em conta suas necessidades. No entanto, você sabe como funciona a programação de um site e quais são as principais linguagens dela?

Se você quer conhecer mais sobre isso, está no lugar perfeito. Nesse artigo vamos explorar as principais linguagens de programação para site e quais são adequados para cada objetivo. Boa leitura!

O Maker Bootstrap é uma plataforma de desenvolvimento de softwares que acelera o desenvolvimento de aplicações web e mobile.

Como funciona a programação de sites?

Para os computadores, a programação é o processo de escrita, teste e manutenção que os envolve. No site, funciona da mesma forma e, para isso, é preciso de uma linguagem de programação.

A linguagem de programação diz respeito a um tipo de método padronizado que se baseia em um conjunto de regras sintáticas e semânticas. Assim, ela usa a implementação de um código fonte para informar instruções de processamento.

Esses códigos serão capazes de construir páginas na internet, como acontece na programação de um site. Sendo assim, realizam várias funções, como exibir conteúdos, produtos, vídeos e imagens

Quais são as linguagens usadas na programação de sites?

Quais sao as linguagens usadas na programacao de sites

Como a programação de site demanda uma linguagem de programação, é importante conhecer algumas delas.

Java

Criado na década de 90, Java é uma das tecnologias mais conhecidas, com foco na orientação a objetos, sendo muito versátil. Além da sua principal característica, ela também tem alguns pontos importantes como:

  • Portabilidade e independência de plataforma;
  • Recursos de Rede, visto que possui extensa biblioteca de rotinas que facilitam a cooperação com protocolos;
  • Segurança, pois pode executar programas via rede com restrições de execução.

Quando uma aplicação é escrita em Java, o único requisito para ela rodar em qualquer plataforma é que o sistema tenha alguma implementação da Máquina Virtual Java (JVM) instalada.

Java e Javascript 

Devido ao nome simular, é muito comum que as pessoas achem que Java e Javascript sejam a mesma coisa, no entanto, não são. 

 Enquanto o Java é uma linguagem de programação OOP, o Javascript é uma linguagem de scripts OOP. 

Além disso, o Java pode criar aplicações executadas em uma máquina virtual ou em um browser, já o JavaScript é executado apenas em um browser. O JavaScript também é muito utilizado em sistemas web.

HTML 

Em primeiro lugar, HTML é a abreviação da palavra HyperText Markup Language, que significa em português “Linguagem de Marcação de Hipertexto”. Ela é uma fusão  entre os padrões HyTime e SGML. 

Além disso, trata-se de um tipo utilizado também na programação de site. Através de um documento HTML, ou seja, um documento com a extensão .html ou .htm., o navegador faz a leitura do arquivo e renderiza o seu conteúdo.

Os arquivos .html podem ser visualizados em qualquer navegador.

CSS 

Outro tipo de linguagem para programação de site é o CSS, sigla para Cascading Style Sheets. Essa se configura como um mecanismo para adicionar estilo, como cores, fontes e espaçamento a um documento web.

Dessa forma, então, o CSS define como serão exibidos os elementos contidos no código de uma página da internet. Uma das suas vantagens é que ele consegue separar o formato e conteúdo dentro de um documento.

PHP 

A PHP é uma linguagem interpretada livre bastante voltada para a web e para criação de sites. Ela também se configura como um código aberto, ou seja, qualquer pessoa pode realizar mudanças na estrutura dessa linguagem.

Como se trata de uma linguagem mais simples, é também bastante recomendado para programadores iniciantes.

Python

Já o Python é uma linguagem de programação de alto nível multiplataforma e, assim como o Java, orientada a objetos. Além disso, ela possui recursos poderosos em biblioteca padrão e via módulos e frameworks desenvolvidos pela comunidade.

Por ser mais complexa, esse tipo de linguagem serve para aplicações web complexas, jogos e cursos de lógica de programação.

Ruby

Por fim, outra linguagem de programação de site conhecida é a Ruby. Sua principal função é servir como linguagem de script.

Entre suas características, ela apresenta métodos de geração de código em tempo real, como os “attribute accessors” e, ainda, uma tipagem dinâmica. Essa última significa que todas as variáveis devem ter um tipo, mas a classe pode ser alterada de modo dinâmico.

Programação de site: qual linguagem escolher?

Programacao de site qual linguagem escolher

A linguagem de programação de site ideal é aquela que se adequa bem ao tipo de projeto que está sendo desenvolvido. 

Sendo assim, vamos falar de algumas situações de desenvolvimento e qual é a linguagem mais adequada.

Páginas estáticas

Páginas estáticas são todas aquelas páginas da web que não demandam mudanças e atualizações constantemente, tendo um conteúdo mais fixo. 

Nesses casos, a linguagem de programação para sites HTML ou CSS é uma excelente opção. Como se trata de uma criação mais simples, ambos conseguem fornecer ao profissional os elementos básicos para a criação da página.

Páginas com rotatividade de conteúdo

Diferente de páginas estáticas, existem as páginas que estão constantemente sendo atualizadas, como, por exemplo, portais de notícias e blogs.

Uma das linguagens de programação que podem ser utilizadas nesses casos é a PHP, visto que oferece maior dinamismo na criação de códigos e pode ser trabalhado diretamente junto ao servidor.

Redes interativas

Por fim, existem também as páginas interativas, como as plataformas do Facebook, Twitter e YouTube. É muito comum ver o JavaScript sendo utilizado nesses casos.

Isso acontece porque esse tipo de linguagem favorece a criação de estruturas que facilitam não apenas a navegação dos usuários dentro de sistemas de redes sociais.

Conclusão

Nesse artigo você conseguiu entender mais sobre a programação de um site e quais são as principais linguagens utilizadas para isso. Crie soluções web sem a necessidade de escrever linhas de código com a Plataforma Maker!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.