fbpx

Programação Mobile: Como funciona, linguagens e desafios

programacao mobile

É indiscutível como cada vez mais a programação mobile está presente na vida de todas as pessoas, afinal, é difícil encontrar alguém que não use sites, aplicativos e programas através do celular, por exemplo. 

Na palma da mão, o celular pode ser mais prático que ligar o computador. E isso pode ser comprovado por dados do IBGE, inclusive: desde 2014, os smartphones são o principal meio de acesso à internet, passando o PC. 

Nesse contexto, trazemos a programação mobile como elemento essencial, pois é esse tipo de programação que permite a educação das páginas para os dispositivos móveis.

Se você quer saber mais sobre programação mobile, está no lugar certo. Nesse artigo iremos trabalhar o conceito, sua importância, desafios e ainda os benefícios de investir nesse tipo de programação. Boa leitura! 

O Maker Studio é uma plataforma de desenvolvimento de softwares que acelera o desenvolvimento de aplicações web e mobile.

O que é a programação mobile?

De forma simples e direta, a programação mobile diz respeito ao desenvolvimento para qualquer tipo de dispositivos móveis, isto é, desenvolvimento móvel. 

A programação mobile engloba, portanto, a criação de aplicativos para aparelhos, como, por exemplo:

  • Celulares;
  • Tablets;
  • Smartwatches.

Um desenvolvedor mobile será, então, responsável por projetar, desenvolver e implementar aplicativos móveis.

A importância da programação mobile  

A programação mobile se torna uma tarefa essencial para a modernidade, afinal, cada vez mais as pessoas estão usando o celular para acessar conteúdo, informações e entretenimento. Os aplicativos, por sua vez, facilitam muitas tarefas do cotidiano.

O aumento no uso de dispositivos mobiles no Brasil 

Desde 2014, a população usa mais celular do que computador, como mostrou a Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE) em 2016.

O número de pessoas com o celular também aumentou durante os anos, de acordo com outra pesquisa feita pelo IBGE. O crescimento se deu em todos os anos de 2016 a 2019, chegando a 94,3% nesse último. 

Além disso, não só o uso de dispositivos móveis aumentou, como o acesso à internet. Em 2014, a internet chegava a mais de 50% das casas brasileiras. Com o passar dos anos, na pesquisa de 20, o acesso e uso da internet é de mais de 78% no Brasil.

Tendo em vista essa realidade, o aumento no uso de dispositivos móveis mostra, mais uma vez, a importância da programação mobile também para se adequar ao novo modelo de sociedade, cada vez mais conectada.

Como funciona a programação mobile?

O desenvolvimento da programação mobile precisa se responsabilizar pela viabilidade técnica, funcionalidade e suporte daquele novo aplicativo. A programação mobile também envolve o desenvolvimento de aplicativos já existentes. 

Além disso, a programação mobile funciona de forma integrada aos UX designers e designers de interface, por exemplo.

Quais linguagens de programação Mobile?

Quais linguagens de programacao Mobile

Existem diversas linguagens de programação mobile. Alguma delas são:

  • Java e JavaScript;
  • Swift;
  • Phyton;
  • HTML5;
  • C e suas expansões.

Como escolher a linguagem mobile ideal? 

Escolher a linguagem de programação mobile ideal vai depender sempre do seu propósito e, por essa razão, você deve conhecer cada uma das citadas anteriormente.

Java e JavaScript

Criada por James Gosling, na década de 1990, esse tipo de linguagem móvel chama atenção por oferecer sistemas gratuitos e ágeis, ao mesmo tempo que é escalável.

O JavaScript se difere do Japa por ser uma otimização em relação ao segundo. Ele permite, por exemplo, criar estruturas interativas e dinâmicas, como é o caso das redes sociais. 

Swift

De modo geral, a linguagem Swift surgiu para garantir estruturas mais consistentes e intuitivas para a criação de apps da Apple.

Trata-se de uma linguagem mais recente porém que tem crescido o uso. Além disso, ela pode ser agregada a um código Objective-C. 

Phyton

Linguagem lançada por Guido van Rossum em 1991,o Python se destaca por sua sintaxe clara, intuitiva e bem simples. 

É uma linguagem que faz parte tanto dos novos desenvolvimentos, como dos antigos, e costuma ser empregada em aplicativos de alto nível.

HTML5

O HTML5 é a quinta versão da linguagem HTML, apresentando novas funcionalidades, atributos e semânticas.

Trata-se de uma opção de bom suporte para aplicativos multimídia e de grande facilidade de leitura para seres humanos e computadores.

C e suas expansões

Por fim, essa última linguagem de alta performance também é capaz, assim como o Java, de se adequar e criar diferentes estruturas. 

O C# costuma ser ideal para sistemas da Microsoft, o que inclui os apps para Windows Phone, por exemplo. A linguagem é voltada, ainda, para aplicativos complexos.

Programação Mobile para Android e iOS: Quais são as diferenças?

Os sistemas mobile mais conhecidos do mercado e pelos usuários são o Android e iOS. No entanto, você sabe quais são as suas diferenças?

O Android se destaca em alguns pontos. Permite, por exemplo, maior possibilidade de customizar a aparência e as funcionalidades e possui um código aberto, permitindo mudança nos layouts da plataforma e tendo menos restrições na tela inicial.

O iOS se diferencia em outros quesitos, portanto. Ele chama atenção pelo seu design e sua usabilidade, além da facilidade de conectividade com aparelhos móveis do mesmo sistema. Seus sistemas de reconhecimento facial e identificação, ainda, são mais desenvolvidos.

Quais são os maiores desafios da programação mobile?

Quais sao os maiores desafios da programacao mobile

A adequação aos diferentes Sistemas Operacionais (SOs) existentes é um dos principais desafios da programação mobile, no entanto, não é o único.

Outros desafios também são a geração de diferencial competitivo, devido a quantidade de apps que já existem, custos altos com infraestrutura e também dificuldade para execução de novas funções, devido às constantes mudanças de codificações, por exemplo.

Por que investir na programação para mobile?

Um dos grandes diferenciais na programação para mobile é a capacidade de atingir mais pessoas, principalmente pela facilidade de uso. 

Por exemplo, quando uma pessoa faz o download de um app, a possibilidade dela permanecer no aplicativo é muito alta, já que basta clicar uma vez para entrar todas as outras vezes.

Conclusão

Nesse artigo, você conseguiu entender, além das diversas linguagens que existem, quais os diversos motivos que fazem a programação mobile tão importante na atualidade.

Se você deseja programar aplicativos de forma rápida e visual, conheça e aproveite o Maker Mobile!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.