fbpx

Metodologias Ágeis: O que são, Quais os Tipos e Como Usar

Um dos principais objetivos do trabalho com desenvolvimento ágil é atender uma demanda essencial do mercado: agilidade. Dessa forma, as metodologias ágeis têm sido uma saída cada vez mais comum para as empresas e negócios.

Com o objetivo de garantir mais assertividade, clareza e eficiência nos projetos, as metodologias ágeis apresentam diversas formas, como, por exemplo, scrum, lean e kanban, cada qual com sua melhor aplicação.

Nesse artigo, vamos te explicar exatamente o que são as metodologias ágeis, qual sua importância e seus tipos, além de mostrar as suas vantagens. Boa leitura!

Crie sistemas web e aplicativos mobile de forma simples e visual!

O que são metodologias ágeis?

As metodologias ágeis surgiram a partir da busca de novas abordagens para eliminar atividades improdutivas dentro do desenvolvimento de software.

Alguns dos problemas encontrados e muito comuns na área de desenvolvimento são, por exemplo:

  • Etapas de produção muito longas e sem entregas definidas;
  • Falta de clareza e comunicação entre os times;
  • O desalinhamento entre equipe e cliente e outros. 

Dessa forma, as metodologias ágeis aparecem como modelos que se adaptam melhor à modernidade e solucionam esses problemas.

Como o nome sugere, as metodologias ágeis se configuram, portanto, como uma maneira de conduzir projetos a fim de trazer maior rapidez aos processos e à conclusão de tarefas.

O Manifesto Ágil

O Manifesto Ágil se configura como uma declaração de valores e princípios essenciais que guiam o desenvolvimento ágil. 

Trata-se de um documento criado por diversos profissionais, em fevereiro de 2001. Entre os valores do Manifesto Ágil, estão, portanto:

  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente: o melhor indicador de sucesso é o software em execução. Claro que a documentação do que é feito também é essencial, mas ela precisa sempre entregar valor;
  •  Colaboração do cliente mais que negociação de contratos: a atuação sempre deve ser junto ao cliente e nunca um contra o outro, por isso, o trabalho em equipe e decisões conjuntas são valiosas;
  • Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas: no final das contas, todo o desenvolvimento é também uma atividade humana e, por isso, a comunicação é a chave para resolver problemas entre os indivíduos. Além disso, as ferramentas sempre precisam ser funcionais para as pessoas;
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano: o ambiente pode sempre modificar nossas respostas, à medida que os desafios se transformam. Grandes planos podem ser desfeitos pois o importante é aprender a se adaptar às mudanças.

Importância das Metodologias Ágeis

As metodologias ágeis são muito importantes pois permitem maior integração e colaboração às equipes para que elas enfrentem os imprevistos que podem surgir a partir de entregas incrementais e ciclos iterativos.

Ao mesmo tempo, são as metodologias ágeis que facilitam uma gestão de projetos que estimula a constante transformação e adaptação, além de oferecer mais foco e um resultado final ainda melhor.

Como as metodologias ágeis são aplicadas nas empresas?

Como as metodologias ageis sao aplicadas nas empresas

Aplicar a metodologia ágil na gestão de projetos de uma empresa não é difícil, mas demanda cuidado, desde as plataformas de gestão de projetos até os sistemas completos de gestão empresarial.

Muitas empresas, embora não tenham nascido dentro de um pensamento ágil, podem, inclusive, se adaptar às metodologias ágeis.

Toda transformação ágil deve levar em conta dois elementos importantes: abrangência e interação.

A abrangência diz respeito a abraçar a estratégia, a estrutura, os processos, as pessoas e a tecnologia da empresa.

Já a interação está ligada a ter consciência que nem tudo pode ser antecipado: imprevistos sempre vão existir e a adaptabilidade vai ajudar a lidar cada vez mais fácil com eles. Flexibilidade é a resposta.

Esses são os primeiros passos para implementação da metodologia ágil dentro de uma empresa.

Após ter isso em mente e como valor integrado na empresa, a aplicação do desenvolvimento ágil na prática pode ser feito a partir de alguns passos:

  • Mapeamento de quais setores e produtos de trabalho criam valor para o negócio
  • Criação de fluxos de valor, de maneira a dar um sentido mais organizacional nas entregas e no reporte de resultados;
  • Identificação dos times e suas missões para otimizar as entregas de valor;
  • Reconhecimento sobre quais foram melhorias e avanços necessários no que diz respeito à tecnologia ou equipe;
  • Por fim, a conclusão, através da definição do roadmap de implementação.

Principais metodologias ágeis no Mercado

Você sabe quais são as principais metodologias ágeis do mercado? Alguma delas são 

  • Scrum;
  • Lean;
  • Kanban;
  • Smart.

Vamos conhecer um pouco sobre cada um deles.

Scrum

scrum

Um dos métodos ágeis mais comuns é o scrum. Ele demanda, principalmente, que você tenha ampla compreensão sobre sua equipe.

Além disso, para a sua execução é preciso de papéis bem definidos para cada um dos envolvidos. O scrum acontece através de “sprints”, etapas do ciclo de desenvolvimento, que garantem maior velocidade na entrega. 

Lean

O lean é uma metodologia focada em mapear e eliminar, de forma eficiente, desperdícios dentro de uma organização ou durante a execução de um projeto.

Sendo assim, a equipe conta com um fluxo de trabalho objetivo, a partir de entregas rápidas e fácil identificação de gargalos nos processos. 

Kanban

O Kanban é outro método ágil e que envolve bastante checklists, de forma bem simplificada. 

Nele, é preciso um quadro para divisão de três colunas: to do (o que tem para ser feito), doing (o que está sendo feito) e done (o que já foi entregue).

Smart

O Smart é uma metodologia ágil bastante tangível. Seu nome define os cinco focos desse sistema: 

  1. Específico: quanto especificidade da meta;
  2. Mensurável: ligado a capacidade de mensurá-la;
  3. Atingível: o quanto o objetivo é alcançável;
  4. Relevante: o impacto que a escolha tem;
  5. Tempo: ligado ao prazo da tarefa.

Vantagens de trabalhar com metodologias ágeis

Algumas das vantagens de trabalhar com uma metodologia rápido são:

  • Velocidade nas entregas;
  • Independência e produtividade;
  • Personalização;
  • Mitigação de riscos;
  • Qualidade do produto.

Conclusão

Nesse artigo, você pode perceber que a implementação de metodologias ágeis pode ser essenciais para o sucesso de um software. 

No entanto, antes disso, saiba mapear bem sua empresa, identificando todos os pontos negativos e positivos, para escolher a melhor metodologia possível.

Conheça todos os serviços da Mundomaker e tenha um desenvolvimento rápido e simples!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.