Lógica de programação: Importância para desenvolvedores

aspectos logica programacao

Para quem quer entender e saber mais sobre aplicativos e sistemas web, dominar conteúdos como a lógica de programação é muito importante para o desenvolvimento de habilidades nesse ramo.

Isso acontece porque a lógica de programação está diretamente relacionada ao modo como se escreve um programa de computador e, para entendê-lo, é preciso saber aprimorar o raciocínio lógico e a capacidade de resolução de problemas, por exemplo.

Se você é uma dessas pessoas que quer saber mais como a lógica de programação pode ser importante na hora de criar aplicativos e sistemas web, está no local certo. 

Aqui vamos explicar não só o que é a lógica de programação, mas também falar sobre a sua importância para quem trabalha com desenvolvimento bem como seus principais aspectos. Boa leitura!

Crie sistemas web e aplicativos mobile de forma simples e visual. Confira!

Para começar, o que é lógica de programação?

A lógica de programação nada mais é do que um conjunto de instruções organizadas e  voltadas à resolução de desenvolvimento de um site, software ou aplicativo.

Trata-se, ainda, do primeiro conhecimento relativo ao desenvolvimento web. Sendo assim, muito antes de dominar as linguagens de programação, é importante entender a lógica da programação. É a partir dela que se poderá avançar nessa área.

A relação dos algoritmos com a lógica de programação

A relacao dos algoritmos com a logica de programacao

A lógica de programação está diretamente relacionada com o conceito de algoritmo. Isso acontece porque a lógica de programação é a forma como o escreve.

O algoritmo, por sua vez, diz respeito a uma sequência de atividades para se concluir uma função específica. Embora o termo assuste, o algoritmo está mais presente nas nossas atividades do que imaginamos.

O processo de escovar os dentes envolve um algoritmo, ou seja, um conjunto de instruções bem definidas. É preciso seguir uma ordem:

  • Pegar a escova de dentes, 
  • Colocar pasta de dentes nela;
  • Escovar os dentes;
  • Limpar a escova;
  • Guardar a escova de dentes de novo.

Na programação, acontece da mesma forma. Muitas vezes, o algoritmo envolve uma sequência lógica de ações que envolvem os três elementos, sendo eles: entrada de dados, processamento e saída de dados.

Qual a importância da lógica de programação para os desenvolvedores?

A lógica de programação é importante porque é a partir dela que se pode conseguir desenvolver propriamente um software específico.  

É preciso entender os problemas e propósitos desse desenvolvimento em toda sua totalidade para que, assim, possamos criar as instruções adequadas que viabilizem sua execução.

Levando em conta isso, existem alguns fatores importantes que são trabalhados por pessoas da área que valem a pena serem explicados.

Organização

Em primeiro lugar, o processo de reflexão lógica dá mais organização aos processos. E é  a partir de uma maior ordem que podemos realizar melhor nossas funções.

Ao se aprofundar na lógica de programação, a forma de conduzir os pensamentos será mais organizada e, assim, se terá mais sucesso.

Raciocínio lógico

Não existe lógica de programação sem raciocínio lógico. Ele é uma das principais ferramentas dos desenvolvedores. Ao trabalhá-lo, o programador consegue se aproximar dos raciocínios do computador e, assim, ter mais assertividade no desenvolvimento.

As máquinas, inclusive, trabalham a partir de condições lógicas, então, se queremos entendê-las e aperfeiçoá-las, precisamos ser capazes de raciocinar como elas. 

Resolução de problemas

A resolução de problemas é constante no trabalho dos desenvolvedores. Sendo assim, a lógica de programação é essencial na hora de conseguir entender uma dificuldade.

É a partir dela que se pode dividir um problema complexo em menores partes e, assim, resolver cada uma delas, por meio de trechos de código. Sem essa lógica, é impossível resolver problemas complexos.

Compreender a tecnologia

A lógica de programação é uma das formas de entender melhor o funcionamento das tecnologias que nos cercam. Isso é muito importante, afinal, os processos a serem desenvolvidos nesta área dependem dela. 

Concentração

Por último, entre fatores importantes da lógica de programação, está a relação dela com a nossa capacidade de concentração.

Assim como nossa maneira de pensar pode mudar a partir da lógica de programação, nossa maneira de se concentrar também. A concentração é muito importante para executar bem os processos. 

Quanto mais as ações que precisamos desempenhar para atingir determinados objetivos forem evidentes, será mais fácil realizá-las e, assim, a faremos com mais concentração.

Afinal, como entender a lógica de programação? 3 aspectos

Para entender a lógica de programação, ainda, é importante levar em conta alguns aspectos importantes desse processo. São eles, portanto:

  • Tipo de dados;
  • Variáveis e constantes;
  • Estrutura de seleção e repetição.

Tipos de dados

Os tipos de dados nada mais são que os modos em que as constantes ou variáveis se apresentam. Alguns deles são:

  • Texto: são todos os dados que se mostram através de uma sequência de caracteres com apenas letras;
  • Lógico: os dados lógicos dizem respeito a variáveis relativas a condições, como no formato de “verdadeiro ou falso”;
  • Inteiro: são todos os dados números inteiros, ou seja, sem divisões, podendo ser positivos ou negativos;
  • Real: os dados reais já são os dados números secundários, podendo ser quebrados (casas decimais), sendo também negativos e positivos.

Variáveis e constantes

As variáveis e constantes nada mais são do que espaços de memória reservados em uma máquina para a manutenção de determinados dados que falamos mais acima. 

Eles, por sua vez, se armazenam na memória do software e, depois da execução, param de existir. Os espaços constantes  são aqueles fixos; os variáveis, por sua vez, são aqueles que variam.

Estrutura de seleção e repetição

Por fim, as estruturas de seleção e repetição são aquelas que viabilizam executar  um trecho de código de forma repetida, a partir de condições. No caso das seleções, se usa representações como “if ou switch”, já para repetição, se utiliza “while, for e do-while”.

Crie sistemas web e aplicativos mobile de forma simples e visual. Confira!

Conclusão

A lógica de programação é um conceito fundamental na vida de quem desenvolve. Ao dominar os aspectos relativos a ela, se terá mais sucesso na hora de programar!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.