fbpx

Linguagem de Programação: Quais são os Principais Tipos?

Toda linguagem se configura como um meio de comunicar ideias através de signos convencionais, a partir de um sistema complexo. Sendo assim, a linguagem de programação não pode ser diferente disso.

Da mesma forma que qualquer outra linguagem, a linguagem da programação segue um conjunto de regras sintáticas e semânticas para atingir determinado fim.

Mas você sabe como funcionam as linguagens de programação? Se você deseja entender melhor sobre elas os seus principais tipos, está no texto certo.

 Ao longo desse artigo iremos falar como elas surgiram e também apresentar as principais linguagens de programação para você conhecer. Boa leitura! 

O Maker Studio é uma plataforma de desenvolvimento de softwares que acelera o desenvolvimento de aplicações web e mobile.

O que é linguagem de programação?

Como já falamos, a linguagem é um conjunto de regras a serem seguidas para que o entendimento e a execução de atividades se torne possível.

De forma geral, uma linguagem de programação é uma linguagem escrita e formal que reúne um conjunto de regras de implementação de um código fonte.

Esse código fonte pode tanto ser compilado e transformado em um programa de computador, como também pode ser usado como script que informará instruções de processamento ao PC ou a programação mobile.

É esse “idioma” que vai permitir que o programador crie programas a partir de um conjunto de ordens, ações consecutivas, dados e algoritmos. 

Sendo assim, da mesma forma que existem diversos idiomas no mundo, existem várias linguagens de programação, desde as mais simples até as mais complexas.

Como surgiram as linguagens de programação?

Durante a história, diversas pessoas foram responsáveis por criar linguagens de programação, antes mesmo do computador. 

No entanto, as linguagens de programação mais recentes surgiram como forma de resolver dificuldades dos humanos com os computadores.

Isso porque os computadores eram programados de forma manual, o que demandava uma mudança física dos circuitos e fios elétricos para executar a ação desejada.

As linguagens de programação surgiram como facilitadores dessa tarefa.Sendo assim, uma das  primeiras grandes linguagens de programação que apareceu foi criada pela IBM. O nome era FORTRAN e até hoje ela existe.

Trata-se de uma linguagem que concretizou conceitos estabelecidos por Neumann, como, por exemplo, a condicional IF e variáveis lógicas como “TRUE”  ou FALSE.

Quais são os tipos de linguagem de programação?

Quais sao os tipos de linguagem de programacao

Existem vários tipos de linguagem de programação. Aqui vamos apresentar algumas delas para você conhecer um pouco mais sobre.

Paradigma Procedural ou Imperativo

Esse tipo de linguagem envolve o conceito de programação com as linguagens mais ensinadas, como C, C+, Java e Pascal. 

Sendo assim, seu objetivo é definir softwares como uma sequência de comandos para serem executados.

Paradigma de programação

Essa se trata de uma metodologia, a qual proporciona ao programador visualizar o paradigma da programação, isto é, a estrutura e execução do programa.

Paradigma Orientado a Objetos

Outro tipo de linguagem da programação é  a OOP, bastante popular. Ele, por sua vez, se baseia no uso de componentes individuais, ou seja, os objetos.

São os objetos que fazem parte da composição do software e conseguem reunir linguagens como PHP, Java, Ruby, C# e Python.

Alto Nível

As linguagens podem, ainda, ser classificadas como alto e baixo nível.As de alto nível são aquelas que mais se aproximam à linguagem humana. 

São elas que chegam à máquina por meio do tradutor ou do compilador. Sendo assim, se configuram como opções mais fáceis para os programadores. 

Baixo nível

A linguagem de baixo nível, por outro lado, é a mais próxima da linguagem de máquina. 

Seu objetivo é se comunicar com o computador de forma mais rápida, veloz e otimizada.

Tradutor

Tradutor é a linguagem da tradução, como o nome sugere. Desse modo, o tradutor interpreta e traduz os programas para a linguagem de máquina do computador. A execução ocorre à medida que são traduzidos.

Compilador

Já o compilador se trata de uma opção que tem como objetivo traduzir um sistema em linguagem de alto nível para um sistema de linguagem simbólica. 

Por essa razão, ele consegue desempenhar as etapas de análise do código e síntese da linguagem.

Linguagem de máquina

A linguagem de máquina é uma das linguagens mais iniciais, chamada de linguagem da primeira geração. Trata-se de uma sequência de bits, ou dígitos, quase impossível de ser entendível. Ela se forma por códigos binários (0 e 1). 

Linguagem Assembly

Por fim, a linguagem assembly se trata de um tipo mais compreensível pelos programadores. No entanto, vale ressaltar que cada família de processadores possui sua própria linguagem assembly.

Principais linguagens de programação

Principais linguagens de programacao

Existem diversas linguagens de programação mobile. Alguma delas são, por exemplo:

  • Java e JavaScript, que oferecem sistemas gratuitos e ágeis
  • Swift,que garantem estruturas mais consistentes e intuitivas para a criação de apps da Apple,
  • PHP, bastante utilizada para desenvolvimento web, podendo ser embutida no HTML;
  • Phyton, que se destaca pela sintaxe clara, intuitiva e bem simples, estando presente tanto em novos como antigos softwares;
  • HTML5, que se configura como a quinta versão da linguagem HTML;
  • C e suas expansões, que costumam ser ideais para sistemas como o da Microsoft.

Linguagem de programação mais popular

As linguagens de programação mais populares geralmente ganham essa fama por terem características como facilidade e legibilidade bastantes presentes. Algumas das linguagens mais populares são, por exemplo, o Java, Javascript, C# e Phyton.

O destaque maior ainda vai para a Javascript, sendo consolidada como a favorita dos programadores.

O Maker é uma plataforma de desenvolvimento de softwares que acelera o desenvolvimento de aplicações corporativas. Conheça mais sobre nossos serviços!

Conclusão

Como você pode ver, existem diversas linguagens de programação na atualidade. Com diferentes propósitos, mas todas voltadas para otimizar o desenvolvimento de software.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.