GitHub: O que é, Como Usar e Importância para o Desenvolvimento

github

Toda área de atuação procura encontrar formas de divulgar seu trabalho e mostrar o que já fez. Ao mesmo tempo, a necessidade de trabalhar em equipe também é importante, podendo ser favorecido pelo online. 

Para o caso dos desenvolvedores, é muito comum que eles utilizem o GitHub. O site alia projetos que podem ser acessados facilmente e integra o serviço dos colaboradores. São mais de 25 milhões de usuários mostrando criações na área de programação e desenvolvimento.

Embora não seja o único, o GitHub tem sido um dos mais importantes para isso.  Devido a sua relevância, portanto, esse artigo irá buscar explorar mais sobre as suas funcionalidades e como você pode usá-lo. Boa leitura!

Crie sistemas web e aplicativos mobile de forma simples e visual. Confira!

O que é Github?

O GitHub nada mais é do é um serviço que se baseia em nuvem para hospedar um sistema de controle de versão (VCS) chamado Git. De forma geral, ele funciona como uma rede social de desenvolvedores.

Criado em 2005 por Linus Torvalds, o Git tinha a função inicial de servir como um lugar para hospedar o código-fonte do Linux. Era como um repositório para gerenciar códigos-fonte de maneira colaborativa. Em 2008, então, se lançou a versão web dele.

Atualmente, ele é bastante amplo e permite que os desenvolvedores colaborem e façam mudanças em projetos compartilhados, sempre mantendo um registro de forma detalhada sobre o progresso.

Dessa forma, qualquer desenvolvedor dentro de uma equipe pode gerenciar o código-fonte e seu histórico de mudanças usando ferramentas de linha de comandos de Git. O único critério é que o acesso tenha sido concedido para quem vai utilizar.

Quais as funcionalidades do GitHub?

Entre as funcionalidades do GitHub, está o fato dele oferecer uma ramificação de recursos, chamada de feature branches.

Com ela, cada engenheiro de software na equipe pode separar uma ramificação de recursos oferecidos dentro de um repositório local isolado para, assim, promover mudanças nos códigos. 

Algumas características importantes para se conhecer sobre esse site são repositório, branch, pull request e forking. Iremos falar sobre elas.

Em primeiro lugar tem-se o repositório. É nele que os seus arquivos (sejam eles códigos, áudios ou imagens) ficam armazenados. Eles podem ter a opção de depósito tanto no próprio GitHub como no seu computador.

Já o branch diz respeito a uma cópia do diretório para realizar um desenvolvimento isolado. Logo, ele não afeta o repositório central. 

Ao concluir o seu trabalho, você pode ainda combinar o seu branch isolado com outros branches por meio de uma merge. É assim que entra o pull request.

 O pull request nada mais é quando você informa a implantação das mudanças no seu branco para o repositório master. 

Elas podem ser aceitas ou não pelos outros colaboradores. Também é viável revistar e discutir o trabalho feito com as outras pessoas envolvidas. 

Por último, o forking significa a criação de novo projeto feito com base em repositórios existentes. Dessa forma, se faz as mudanças que são precisas e se armazena a nova versão como um novo repositório.

Qual a importância do GitHub para desenvolvedores?

importancia do GitHub

São mais de 100 milhões de repositórios existentes no GitHub, sendo eles a maior parte projetos de código aberto. Levando isso em conta, não há dúvidas de que essa rede social é uma das mais utilizadas pelos programadores.

Esse site é muito importante pois se trata de excelente ferramenta para o trabalho em equipe. Projetos que precisam ser criados em conjunto podem ser facilitados através de uma plataforma online como essa.

Sua importância também se dá pela preferência das grandes corporações. A Microsoft é o contribuidor número um do sistema, mas também há o Google, SAP, AirBnB, IBM, PayPal e muitos outros.

Como usar o GitHub? [PASSO A PASSO]

Agora que você já entendeu a importância desse site, vamos ensinar como você pode utilizá-la através de um passo a passo simples.

Existem opções de contas gratuitas para usuários individuais e para contas destinadas a equipes que utilizam código aberto.No entanto, algumas vantagens só estão disponíveis para opções pagas. 

Passo 1

Em primeiro lugar, para usá-lo, você deve acessar o site GitHub e clicar em “Sign up for GitHub” para criar sua conta.

Passo 2 

Depois de entrar no site, quando se abre a plataforma, existe um guia. Para acessá-lo, basta clicar no botão “Read the guide”. Se desejar criar um repositório, entre por meio do botão “Create repository”.

Passo 3 

Após apertar no botão criar repositório, você deve definir o nome, descrição, bem como se o repositório será público ou privado – ele pode ser restrito apenas a você ou à sua equipe – e, por último, como ele será iniciado.

Passo 4 

Feito isso, você já pode ir ao menu lateral para ter acesso a outras funcionalidades do GitHub. Como ele também opera como uma rede social, ele dá a possibilidade de você conhecer mais outros projetos e tendências através do botão “Explore”.

Passo 5

Por último, se você quiser revisar o código de algum desenvolvedor e desejar que seja notado, você deverá clicar em “Pull Request” para permitir que o autor veja.

Quais as vantagens do GitHub para as empresas?

vantagens do GitHub

Uma das ferramentas que esse site oferece é também o GitHub Enterprise, sendo uma ótima opção para gerir o trabalho de uma equipe.

É uma excelente opção pois oferece bastante segurança aos projetos digitais e, ainda, permite que tudo seja feito em tempo real: a equipe pode trabalhar ao mesmo tempo, estando em diferentes lugares. 

Por último, esse site também proporciona a automatização dos fluxos de trabalho, o que é essencial para uma empresa.

Crie sistemas web e aplicativos mobile de forma simples e visual. Confira!

Conclusão

Como você pode ver, o GitHub é uma excelente ferramenta para desenvolvedores que querem divulgar seu trabalho e criar projetos em equipe!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.