Firebase: Funções e Importância no Desenvolvimento Mobile

firebase

O universo de desenvolvimento de aplicações mobile está em constante expansão. Por isso, cada vez mais têm surgido opções práticas neste setor. Uma delas é o firebase do Google.

De forma simples, o firebase se trata de uma plataforma digital que se usa para facilitar o desenvolvimento de aplicativos web ou móveis. No entanto, você sabe como utilizá-lo?

Pela sua importância, vale conhecer mais sobre o firebase. Nesse artigo iremos explorar suas funções, linguagens, serviços e vantagens para os desenvolvedores. Boa leitura!

Crie sistemas web e aplicativos mobile de forma simples e visual. Confira!

O que é um firebase?

O firebase nada mais é do que uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos móveis. Foi criada por uma empresa em 2011, mas em 2014 foi comprada pelo Google, sendo o principal meio para desenvolvedores dela.

O firebase também é configurado como backend-as-a-Service (Baas). Isso significa dizer que é um modelo de serviço que oferece a infraestrutura e o backend de uma aplicação de forma simples, sem ser preciso realizar o desenvolvimento manual dessa solução.

Qual é a função do firebase?

A principal função do firebase é oferecer aos desenvolvedores uma variedade de ferramentas e serviços para ajudá-los a desenvolver aplicativos de qualidade. Com isso, é possível aumentar a base de usuários e lucrar mais.

Linguagens que o firebase suporta

Entre as linguagens de programação que o firebase suporta, estão: 

  • C++; 
  • Java; 
  • Javascript;
  • Node.js; 
  • Objective-C;
  • Swift. 

Quais são os serviços que o firebase oferece?

servicos que o firebase oferece

Quanto aos serviços oferecidos pelo firebase que permitem a criação de aplicativos práticos e escalonáveis, existem muitas funcionalidades. Iremos explorar algumas delas. 

Cloud Storage

O Cloud Storage é o serviço que permite salvar, de forma prática, imagens a arquivos, disponíveis no Google Cloud Storage diretamente do cliente. Para isso, o serviço conta com um sistema de regras de segurança para proteger seus arquivos.

Dessa forma, o banco de dados Firestore do Firebase permite o armazenamento de arquivos na nuvem para que sejam compartilhados entre os aplicativos.

Realtime Database

Realtime database diz respeito ao banco de dados em tempo real. Esse serviço permite o compartilhamento de informação entre diversos usuários de forma instantânea dentro de um aplicativo.

Ele é diferente dos bandos de dados tradicionais, pois estes contêm dados persistentes, que não são afetados pelo tempo.

Authentication

O serviço de Firebase Authentication (SDK) suporta a autenticação através de senhas, números de telefone e perfil de redes sociais. 

Ele pode ser usado para integrar de modo manual um ou mais métodos de login em um aplicativo.Sendo assim, se torna  possível gerenciar usuários de maneira simples e segura.

Hosting

O Firebase Hosting diz respeito à hospedagem, sendo ela rápida e segura para um aplicativo da web. Esse conteúdo hospedado se armazena em cache nas redes de distribuição de conteúdo em todo o mundo (CDNs).

O hosting permite hospedar elementos como HTML, CSS e JavaScript para seu site, além de outros ativos fornecidos pelo desenvolvedor, como, por exemplo, gráficos. Ele possui certificado SSL fornecido de modo automatico.

Notifications

O Firebase também permite que as notificações sejam enviadas sem a necessidade de um adicionar uma nova linha de código. Ou seja, é um serviço que já vem pronto. As notificações são personalizadas para o usuário.

Remote Config

O serviço de Remote Config permite que o desenvolvedor personalize o aplicativo sem precisar implantar uma nova versão. Isso é ideal para monitorar as mudanças da plataforma.

É uma ferramenta que pode ser utilizada para testar mudanças com um grupo pequeno de usuários antes de aplicá-las de modo definitivo.

Analytics

O serviço de Analytics permite a análise em tempo real sobre o comportamento dos usuários dentro dos aplicativos, permitindo insights sobre a experiência do usuário.

Juntamente a isso, também oferece dados sobre falhas, compras no aplicativo e desempenho de links diretos.

Vantagens do Firebase para os desenvolvedores

O firebase tem uma série de vantagens para os desenvolvedores, visto que seu objetivo é facilitar o processo de desenvolvimento, tendo uma fácil implementação.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o firebase reduz o tempo de desenvolvimento de uma solução, pois o back-end será disponibilizado automaticamente. 

Outro ponto interessante é que o firebase possui uma versão de teste gratuita, ideal para quem quer conhecer o sistema.

Além disso, vale dizer que o firebase possui suporte para diversos tipos de plataformas (iOS, Android, JavaScript e C ++) utilizando a mesma API. Além disso, oferece integração com o Analytics que, como falamos, é essencial para tomada de decisões.

Qual a importância do firebase no desenvolvimento mobile?

O firebase se trata de uma plataforma muito importante para o desenvolvimento web devido a sua praticidade. Sendo assim, com ele, você não precisa se preocupar com:

  • Limitações de infraestrutura;
  • Segurança na comunicação;
  • Transferência de dados;
  • Bugs de atualizações;
  • Autenticação;
  • Problemas de UI/UX.
  • Compatibilidade com vários tipos de dispositivos diferentes.

Como usar o firebase Android? Passo a passo prático

Como usar o firebase Android

Para integrar o Firebase ao seu projeto Android, você precisa seguir alguns passos importantes.

Em primeiro lugar, você deverá instalar ou atualizar o Android Studio para a versão mais recente. Depois disso, deverá se certificar de que seu projeto atenda a estes requisitos:

Em seguida, você deverá configurar um dispositivo físico ou usar um emulador para rodar seu app. Os emuladores devem usar uma imagem de emulador com o Google Play. Por fim, poderá logar no Firebase usando sua conta do Google.

Crie sistemas web e aplicativos mobile de forma simples e visual. Confira!

Conclusão

Nesse artigo você pode entender as funções e a importância do firebase para o desenvolvimento mobile. 

O uso do firebase permite que os desenvolvedores gerenciem todo o trabalho e reduzam o tempo necessário para a conclusão de um projeto!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.