fbpx

Drag and Drop: Por que investir em uma plataforma com o recurso?

A ação de clicar em um objeto virtual e “arrastá-lo” a uma posição diferente ou sobre um outro objeto virtual parece algo simples. No entanto, você sabe o potencial dessa prática?

Essa prática define, de forma geral, o conceito de drag and drop. Um dos benefícios dessa prática, por exemplo, quando se trata de questionários online, é o fato que essa ferramenta torna as informações mais visuais e, portanto, mais fáceis.

Nesse artigo, portanto, você vai entender mais sobre a tendência do drag and drop, como usá-lo e várias vantagens de investir em uma plataforma com esse recurso!

O Maker Studio é uma plataforma de desenvolvimento de softwares que acelera o desenvolvimento de aplicações web e mobile.

O que é Drag and Drop

Drag and drop tem como tradução básica arrastar e soltar. De forma bastante intuitiva como sugere o nome, esse termo se usa para descrever uma ferramenta que funciona no sistema de arrastar e soltar algum objeto em alguma interface. 

É uma ferramenta bastante usada em websites e aplicativos e trata-se de uma técnica fácil e de rápido aprendizado para os usuários.

Com essa funcionalidade, portanto, o usuário pode selecionar elementos arrastáveis com o mouse, arrastar elementos até um elemento soltável, também chamado de droppable, e soltar o elemento ao soltar o botão do mouse.

Uma representação translúcida de elementos arrastáveis, chamados de draggable, costuma seguir o ponteiro do mouse durante a operação de arrastar (drag).

O suporte ao drag-and-drop, por exemplo, é muito usado pelo sistema operacional da Apple, sendo disponível na maioria dos softwares para Mac.

No caso da Linux e do Windows, por exemplo, essa ferramenta é menos frequente e  somente alguns programas fazem uso do drag an drop

Por que o Drag and Drop está se tornando uma tendência?

O “mercado de drag and drop” tem crescido e sido demandado cada vez mais, em função da expansão de novas tecnologias e táticas. Portanto, o arrastar e soltar têm se tornado uma grande tendência na atualidade por diversos motivos.

Uma dessas razões é pelo fato dele diminuir a necessidade de alternar frequentemente as guias. 

Dessa forma, eles oferecem uma maneira mais fácil de projetar sites e que não precisam de muito conhecimento em HTML. 

Como usar o drag and drop?

O drag and drop em HTML usa o modelo de eventos DOM. Além disso, os eventos drag (en-US) são hereditários dos eventos do mouse.

E como funciona uma operação típica de drag and drop? Ela começa quando um usuário seleciona um elemento arrastável com o mouse, move o mouse até um elemento soltável, isto é, droppable, e solta o mouse, completando a ação.

Mas, você pode se perguntar: como são usados os drag and drops em websites e aplicativos? É o que você vai descobrir agora.

Web site

O drag and drop é facilmente encontrado em websites da internet. Seu objetivo, de forma geral, é simplificar uma operação.

Cada vez mais os websites onlines têm apresentado esse recurso de arrastar e soltar os elementos na interface, deixando a intuição visual facilitar esse processo.

São alguns exemplos de elementos do drag and drop as caixas de texto, menus e imagens. Elas podem ser selecionadas e arrastadas nesta opção. Algumas plataformas que usam essa tecnologia são, por exemplo:

  • Wix;
  • Jimdo;
  • WordPress. 

Com essa ferramenta, o desenvolvimento de um website torna-se bastante mais fácil para usuários com quase nenhuma experiência em código HTML, CSS ou JavaScript.

Aplicativos

Aplicativos Drag and Drop

Da mesma forma que os websites usam, os jogos e aplicativos para celulares também fazem uso desta tecnologia devido a sua praticidade.

Pequenos desafios, enquetes, pesquisas onlines ou puzzles feitos no formato de aplicativo usam em algum momento a opção de arraste de qualquer objeto para um local em específico. 

Embora as pessoas não conheçam esse nome, é fácil de entender o mecanismo, pois se opera de forma bastante intuitiva. Como exemplo de aplicativos que fazem uso dessa ferramenta estão o Unbounce, Questionpro e o Wufoo.

5 vantagens de investir em uma plataforma com o recurso Drag and Drop

Como falamos antes, o recurso de drag and drop tem o grande benefício de facilitar o processo de seleção de um objeto para um aplicativo ou para um website. No entanto, existem ainda mais vantagens do que essa. Aqui vamos elencar algumas

Desenvolvimento rápido e simples

O primeiro benefício do drag and drop é justamente o desenvolvimento rápido e simples.  Trata-se de um conjunto muito simples e fácil de usar e que exige muito pouco ou nenhum conhecimento sobre codificação básica. 

O drag drop também é um recurso que permite a organização de informações bem mais fácil  do que com o código tradicional.

Maior precisão  

A precisão do programa permite que todos os erros sejam cometidos apenas no design, portanto, elimina a necessidade de validação de tags. 

 Otimização do tempo 

A otimização do tempo é uma consequência da vantagem da maior precisão. Como consequência dela, os designers podem economizar bastante tempo sem precisar verificar o código diversas vezes para validar.

Além disso, o fato de existirem funções especiais para facilitar ainda mais etapas como, por exemplo, a criação de tabelas, também otimiza o tempo.

 Permite maior foco no design

Por fim, os desenvolvedores também não precisam prestar atenção na aparência do código HTML, somente precisam se concentrar apenas no processo de design.

Plataforma de Software com recurso Drag and Drop: Como escolher a ideal? 

Plataforma de Software com recurso Drag and Drop Como escolher a ideal

A melhor plataforma de software com o recurso de drag and drop é aquela que atende 

melhor às necessidades do produto que vai fazer uso dessa ferramenta.

Para escolher a plataforma ideal, você precisa levar em consideração a facilidade que aquela plataforma oferece esse conteúdo funcional para seu site ou aplicativo. 

Com a Softwell, você consegue ter um desenvolvimento rápido e simples da ferramenta de drag an drop.

Desenvolva aplicações web utilizando recursos totalmente visuais para criação de formulários, regras e relatórios!

Conclusão

Nesse artigo você pode entender porquê vale  apena investir em plataformas com o recurso do drag an drop. Além de trazer maior praticidade, oferecem otimização do tempo e também maior precisão!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.