fbpx

Desenvolver em Android: Principais Linguagens Indicadas

desenvolver em android

Muitas pessoas podem ter dúvidas sobre valer a pena ou não desenvolver em android. No entanto, esse sistema operacional disponibilizado pelo Google faz parte da maioria dos aparelhos móveis da atualidade.

Essa realidade é vista, ainda, em números. Segundo o próprio site do Android, são mais de 1 bilhão de usuários de Android em todo o mundo, sendo 4.000 dispositivos Android no mercado, de mais de 400 fabricantes e 500 operadoras.

Com um mercado em expansão, é importante entender porque vale a pena investir no desenvolvimento em androids. Por isso, neste texto iremos falar mais sobre isso.

Ao longo dele, vamos apresentar a importância de saber desenvolver android, quais são as suas vantagens e quais são as linguagens de programação mais indicadas para desenvolver em android. 

O Maker Studio é uma plataforma de desenvolvimento de softwares que acelera o desenvolvimento de aplicações web e mobile.

Importância de saber desenvolver em android

Em primeiro lugar, o principal motivo para saber desenvolver em android está no fato da sua grande participação no mercado de aparelhos móveis, como já falamos.

Para corroborar com a importância dele, outros dados mostram o poder do android. Segundo IDC (International Data Corporation), o Android está presente em quase 85% dos smartphones, em mais de 190 países ao redor do mundo, por exemplo.

Sendo assim, a importância de saber desenvolver em android é, sobretudo, estar dentro do contexto atual do mercado para aproveitar as melhores oportunidades.

Vantagens do desenvolvimento para android

Vantagens do desenvolvimento para android

Agora vamos falar sobre algumas vantagens do desenvolvimento em plataformas online para o seu negócio.

Popularidade do android

O principal benefício diz respeito justamente à popularidade que esse sistema operacional tem no mercado.Além dos celulares, esse sistema operacional também está presente em diversos aparelhos como, por exemplo:

  • Tablets;
  • Smartwatches;
  • Smart TVs;

Rentabilidade

De forma geral, os aplicativos Android tem sido bastante rentáveis. Isso vale tanto para compras dentro dos aplicativos como para as compras de aplicativos pagos

Além disso, existem muitos aplicativos gratuitos que usam um modelo com anúncios. Vale ressaltar, ainda, que os custos de publicidade costumam ser menores em dispositivos Android, o que representa menos investimento para se obter bons retornos.

Código fonte aberto

Outra grande vantagem do sistema operacional Android é que ele possui um código aberto, o que favorece, inclusive, sua popularidade. 

O código aberto é bastante benéfico, uma vez que permite resolver problemas ou adaptar-se a necessidades específicas. Sendo assim, as mudanças do código podem ser feitas de maneira mais livre.

Liberdade de customização 

Por fim, uma outra vantagem de desenvolver no sistema android é a liberdade de customização. Isso acontece porque o fabricante oferece uma interface própria, sendo também benéfico para o usuário.

É possível customizar, portanto, launchers, pacotes de ícones e aplicativos de temas, sem precisar de acesso root. 

Linguagens mais indicadas para desenvolver em android

Agora vamos falar sobre as linguagens de programação mais indicadas para desenvolver em android. São elas, por exemplo:

  • Kotlin;
  • C / C ++;
  • Java;
  • BASIC;
  • Unity.

Vamos falar um pouco mais sobre cada uma dessas linguagens.

Kotlin

Kotlin é a linguagem Android mais nova no universo da programação, no entanto, é parecida com a linguagem Java, com a diferença de ser mais acessível de se entender. 

Esse tipo de linguagem é considerada, ainda, multiplataforma, orientada a objetos e funcional, concisa e estaticamente tipada.

C / C ++

Uma das linguagens disponíveis para o desenvolvimento em android é a C ++, suportada pelo Android Studio. Embora seja mais avançada, ela permite uma codificação nativa, bem útil para aplicativos de jogos. 

Java

Java é uma das linguagens de programação mais populares no mercado. Além disso, ela é considerada a linguagem oficial do Android Studio para esse tipo de desenvolvimento.

Essa linguagem foi projetada com o objetivo de oferecer orientação a objetos, bem como independência da plataforma e executar programas via rede com restrições de execução, dando mais segurança.

BASIC

Embora seja uma linguagem mais nichada, a Basic é uma ferramenta fácil e bastante poderosa. Ela foi criada para fins didáticos e pode ser uma opção de linguagem para se aprender lógica.

Unity

Por fim, a linguagem de programação Unity é uma ferramenta open source famosa para games móveis graças à renderização em gráficos 3D e cálculos físicos. 

Quais as ferramentas que preciso instalar para desenvolver em Android?

quais as ferramentas que preciso instalar para desenvolver em Android

De forma geral, é preciso ter computador rodando o sistema operacional Windows, Linux ou Mac OS X. O Android pode ser desenvolvido em qualquer um desses. Além disso, é importante falar sobre o Android Studio.

Uso do Android Studio para desenvolver em android

Para desenvolver em android, os programadores precisam fazer o download do Android Studio, sendo a principal ferramenta de uso.

O Android Studio é um software IDE (Integrated Development Environment), oferecido como um pacote com o Android SDK. 

Sendo assim, ele se configura como um conjunto de ferramentas que vão facilitar o programador a desenvolver em android.

Saiba como o Mundo Maker pode te ajudar

O Mundo Maker é uma plataforma de desenvolvimento de softwares que acelera o desenvolvimento de aplicações corporativas. 

E para quem quer trabalhar com Android, o Maker Mobile é uma ferramenta focada para desenvolvimento Mobile que permite criar aplicativos para esse sistema operacional, bem como para o ISO, oferecendo alto desempenho e eficiência..

Alguns dos seus diferenciais são, por exemplo:

  • API para mensagens e notificações;
  • Integração com o Firebase (plataforma do Google);
  • Autenticação via SMS e Biometria, aumentando a segurança dos seus aplicativos;
  • Autenticação via Facebook;
  • API para leitura biométrica;
  • Gerador de QRCode;
  • Leitura de Cartão de Crédito;
  • Banco de dados em tempo real.

Descubra tudo que a Maker Mobile pode te oferecer!

Conclusão

Nesse artigo você conseguiu entender mais sobre o porquê de se desenvolver em android. Desde sua grande popularidade até o fato de ter um código aberto, existem muitas vantagens nesse sistema operacional.

Além de saber disso, você também já conhece as principais linguagens de programação para o Android e como a Mundo Maker pode te ajudar nisso!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.