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Chatbot para atendimento: melhore a relação cliente/empresa

Chatbot para atendimento: melhore a relação cliente/empresa

Você lembra como era o relacionamento das marcas com os clientes antes de surgir a era digital? Hoje é algo até difícil de imaginar!

Por isso, cada vez mais, os consumidores se sentem atraídos pela experiência que as marcas oferecem. O bom atendimento, hoje, é uma prioridade e um diferencial competitivo.

Estar atento às novas tecnologias e entender como o seu negócio pode se beneficiar ajudará a se destacar dos principais concorrentes.

Sob essa perspectiva, uma nova forma de relacionamento vem ganhando cada vez mais espaço: Chatbot para atendimento, uma ferramenta de inteligência artificial. 

Mas, o que é chatbot e como ele pode beneficiar a sua marca e ajudar a fortalecer a relação com os clientes? Confira a seguir!

O que é chatbot: transforme o relacionamento com seu cliente

Os Chatbots são interfaces conversacionais, capazes de dialogar com o usuário sem a intervenção humana.

Isso acontece através de um software que responde a comandos previamente programados e consegue direcionar a conversa até a informação que o cliente esteja buscando. 

Um Chatbot cognitivo tem a capacidade de aprender com os clientes e melhorando a interação a cada contato. É uma revolução entre o homem e máquina.

Através de abordagens muito mais naturais, diálogos e respostas sem tantas formalidades, aliados a alta disponibilidade e facilidade de acesso.

As interfaces conversacionais, chamadas Chatbot para atendimento, são capazes de interagir como um diálogo (bate-papo). A grande vantagem desse tipo de interface é a naturalidade da interação. 

Conheça as soluções oferecidas pelo Chatbot para atendimento

Engano de quem pensa que o Chatbot para atendimento só é implementado por grandes empresas, hoje a inteligência artificial é totalmente acessível e utilizada em qualquer segmento de mercado. 

A Inteligência Artificial pode ser a sua principal aliada ajudando a sua empresa a aumentar a produtividade através do uso do chatbot.

O Chatbot para atendimento pode ser usado com o objetivo de aumentar o número de clientes potenciais e:

  • eliminar algumas etapas de suas operações, bem como aquelas atividades burocráticas;
  • automatizar e trabalhar de forma inteligente;
  • fazer agendamentos;
  • tirar dúvidas frequentes;
  • realizar cobranças;
  • fazer pesquisas de satisfação;
  • efetuar cadastros;
  • apresentar novidades/
  • oferecer promoções e 
  • automatizar algumas das etapas de vendas.

Mais do que uma mudança, a Inteligência Artificial (AI) veio para ser quebrar os padrões estabelecidos pelo mercado e gerar impactos à humanidade.

E como as empresas pretendem se adaptar ao início dessa nova era? Conheça abaixo algumas possibilidades de aplicação da Inteligência Artificial.

Chatbots – Assistentes Virtuais

Conversa com o cliente sem precisar da intervenção humana. Os chatbots conseguem interagir com o usuário de forma natural e aprender com estas interações.

Estes assistentes já são realidades nas empresas hoje, como por exemplo, a Cortana, assistente pessoal da Microsoft; Bia, assistente virtual do Bradesco; e SOFIA, assistente da Softwell Solutions.

Reconhecimento Facial

Sistema de segurança biométrica, que identifica instantaneamente o rosto da pessoa. Utiliza-se principalmente em hotéis e bancos.

Reconhecimento de Voz

Assistentes pessoais inteligentes com a capacidade de ajudar os usuários nas tarefas diárias, assim como trazer informações sobre trânsito, agenda de compromisso. Exemplos: Siri, da Apple, e S Voice, da Samsung.   

Assista o nosso Webinar: Como o chatbot pode transformar a sua empresa

Com a tendência, várias empresas de software e desenvolvimento oferecem este serviço inclusive, apresentam na prática o funcionamento e cases que exemplificam maneiras de trabalhar com esse formato, como é o caso da Softwell Solutions.

SOFIA, a assistente virtual da Softwell, é um FAQ Inteligente que esclarece todas as dúvidas sobre o Maker – plataforma de desenvolvimento de software – de maneira rápida e inteligente, sem precisar de uma ajuda humana. 

SOFIA, assistente virtual da Softwell

SOFIA, assistente virtual cognitiva da Softwell, consegue interagir com base em informações gravadas e programadas e a tecnologia também permite a capacidade de aprender novas respostas, e ensinar outras manualmente. 

Mas, por que sua marca deve investir no Chatbot para atendimento? Primeiro de tudo, ela consegue trazer experiência ao seu cliente e proporciona um melhor tipo de serviço. Outro destaque é que a interface consegue agregar valor a sua marca.

Com o Maker, você também pode ter um sistema inteligente e uma excelente opção para redução de custos, aumentar a taxa de conversão de vendas e alavancar o seu negócio. 

A SOFIA já está em uso no próprio site da empresa para modernizar o atendimento realizado por esse canal e também disponível pelo WhatsApp.

A atendente está preparada para responder às mais diversas questões sobre a ferramenta Maker e a Softwell, entre dúvidas técnicas, comerciais e gerais apresentadas pelos clientes, por meio de um atendimento automatizado em tempo real e sem a ajuda de um operador.

As atendentes virtuais são uma tendência de mercado, pois realizam um atendimento inteligente e automático, com a utilização da linguagem natural para interagir com os clientes.

Esta é uma solução para empresas que buscam satisfazer e surpreender com um atendimento rápido e personalizado, que proporciona redução de custos nas áreas operacionais”, explica Adriano Barbosa, Gerente de Serviços e Relacionamento da Softwell.

A cognitividade é o grande diferencial da SOFIA

Um grande diferencial do serviço disponibilizado pela Softwell é a cognitividade, ou seja, a capacidade de aquisição de conhecimento atrelada ao assistente virtual.

Essa característica faz com que a SOFIA melhore suas respostas de acordo com o seu uso, sempre melhorando a experiência do usuário.

SOFIA segue as mesmas tendências de uma VPA, em fase de treinamento, mas a tendência é que ela se aproxime ainda mais desse padrão com o passar do tempo e quando sua aprendizagem atingir um nível de maturidade satisfatório”, completa Barbosa.

A combinação destas tecnologias permite a criação de assistentes virtuais cognitivos em qualquer segmento.

Através dessas soluções, os personagens se tornam “vivos”, com gestos, emoções, falas e uma abordagem que avalia o humor do interlocutor, trazendo as respostas e o tratamento adequado para cada situação”, esclarece.

Através de benefícios como a mobilidade – com o uso de celular ou tablets – é possível manter contato com os clientes e solucionar questões, sanar dúvidas, direcionar para efetivação de compras, identificação do cliente, pagamentos, redução de tempo de espera em chamadas telefônicas, tudo isso por meio de um atendimento automatizado e simultâneo, humanizado e eficiente”, finaliza Barbosa.

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Conheça a Softwell Solutions

A Softwell Solutions, fundada em 2007, nasceu com o propósito de simplificar os processo e valorizar as estratégias de negócio através da sua plataforma de desenvolvimento de softwares, o Maker.

Somos uma empresa especialista em soluções tecnológicas inovadoras e inteligentes, quando o assunto é Desenvolvimento Web e Aplicativos.

São mais de 12 anos aperfeiçoando uma abordagem ágil e inovadora, com o apoio de profissionais, acadêmicos, clientes, parceiros e programas de incentivo à inovação.

Ao longo dessa trajetória, com a distribuição do Maker e serviços de soluções sob demanda, conquistamos importantes parcerias e inúmeros cases de sucesso, com atuação global.A Softwell Solutions surgiu a partir das necessidades no desenvolvimento de software. São mais de 10 anos aperfeiçoando uma abordagem ágil e inovadora, com o apoio de profissionais, acadêmicos, clientes, parceiros e programas de incentivo à inovação.

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