Aplicações Web: Quais as vantagens dessas aplicações?

aplicacoes web

As áreas de atuação do desenvolvimento de software são muitas. Uma delas que tem ganhado destaque pela sua facilidade são as aplicações web, que dispensam a necessidade de serem instaladas no computador. 

As aplicações web, portanto, são criadas a partir de uma linguagem de programação e tem como objetivo solucionar e otimizar processos na internet. Se você quer entender mais como funcionam as aplicações web, está no artigo certo: vamos falar sobre suas vantagens, tipos e diferenças. Boa leitura! 

Crie sistemas web e aplicativos mobile de forma simples e visual. Confira!

O que são aplicações web?

As aplicações web são tudo aquilo que pode ser processado em algum servidor. Sendo assim, elas são sistemas que rodam na internet e, por isso, envolvem questões distintas das aplicações tradicionais.

As aplicações web são, ainda, uma solução que se executa de forma direta no navegador e, por isso, não demanda uma instalação na máquina do usuário. Esse sistema, que é desenvolvida exclusivamente para a internet, tem como objetivo:

  • Responder a solicitações;
  • Processar e armazenar informações;
  • Dimensionar as respostas de acordo com a demanda.

As aplicações web envolvem duas partes: o servidor e o cliente. O primeiro, por sua vez, é responsável por oferecer arquivos e fornecer a aplicação hospedada. Já o cliente recebe arquivos para baixar e, assim, utilizar o sistema.

Como funciona uma aplicação web?

A aplicação web funciona a partir do servidor web, de solicitações realizadas pelos usuários, do uso de protocolos e métodos, bem como da resposta do protocolo. Seu objetivo é garantir que, a partir da solicitação do usuário, ele obtenha alguma resposta. 

Logo, as aplicações web funcionam como um intermédio da interação com algum propósito. A resposta pode ser, por exemplo, a abertura de uma nova página, imagens ou documentos.

A aplicação web também se dá a partir de protocolos, como é o caso do protocolo HTTP. Ele é como uma espécie de “linguagem” que determina o padrão pelo qual a solicitação realizada se comunica com o servidor em questão. Além dele, outros protocolos existentes são:

  • POP e IMAP (acesso a mensagens de e-mail eletrônico);
  • SMTP (envio de mensagens para um servidor de e-mail);
  • FTP (transmissão de arquivos).

Outra parte importante do funcionamento das aplicações web é sua centralização das atualizações. Elas acontecem através de um único servidor e, por isso, não é preciso baixar aplicações ou realizar instalações. Por isso, basta realizar a adaptação no servidor.

Vantagens da aplicação web

Vantagens da aplicacao web

Agora que você entende mais sobre o que é e como funcionam as aplicações web, está na hora de conhecer as vantagens desse tipo de desenvolvimento. Vamos falar sobre os benefícios nos próximos tópicos. 

Não há limitação de espaço

O fato das aplicações web não precisarem ser instaladas e não ocuparem espaço é uma excelente vantagem tanto para a empresa como para o usuário.

No primeiro caso, os serviços de hospedagem oferecem pacotes de armazenamento. No entanto, sempre que há necessidade, eles podem ser expandidos de forma rápida.

Por outro lado, para o usuário, o espaço em disco rígido disponível não precisa ser comprometido, visto que tudo se dá através do navegador.

Menor custo na manutenção

Um segundo diferencial das aplicações web é a manutenção e o suporte. Como são hospedadas em um servidor host, as atualizações instaladas sempre aparecem para todos os usuários de forma automática.

Como não é preciso modificar diferentes sistemas específicos, isso não compromete o uso do usuário e, ainda, diminui os gastos.

Mais acessibilidade

Todos os usuários podem acessar as aplicações web, uma vez que elas não dependem de sistemas específicos e sempre estão atualizadas igualmente para todos as pessoas que navegam.

Juntamente a isso, os app web são facilmente acessíveis em qualquer dispositivo, portanto, não há qualquer limitação físico ou temporal.

Grande segurança

Outro ponto muito importante sobre as aplicações web é sua grande segurança. Isso acontece porque os softwares web não estão suscetíveis a problemas de falhas de sistemas físicos

Dessa forma, como estão apenas no navegador, não estão sujeitos a deterioração dos hardwares internos ou ataque de vírus e infecções de arquivos de computador.

Isso é muito importante para garantir a confidencialidade, qualidade e integridade das informações. Por último, essas aplicações ainda estão sob proteção de backups e criptografias constantes que permitem fácil recuperação dos dados.

Melhor usabilidade

Por último, está a vantagem da melhor usabilidade das aplicações web, isto é, a experiência do usuário. Toda a projeção dos apps webs são pensados para o melhor aproveitamento de quem usa.

Sendo assim, essas aplicações são, de forma geral, bastante responsivas. Isso significa dizer que a página consegue se adaptar bem  a diferentes telas que o usuário acessa.

Por último, a usabilidade também está ligada às micro interações, com interatividade e elementos visualmente interessantes a fim de atrair os usuários.

Quais os tipos de aplicações web? [Com exemplos]

Se você quer conhecer aplicações web na prática, vamos dar alguns exemplos para você entender melhor.

Google Docs

Muito famoso por ter seus documentos armazenados na nuvem, o Google Docs é um excelente exemplo de aplicações web que pode ser acessado de qualquer dispositivo, lugar e hora.

E-commerce

 tipos de aplicacoes web

O e-commerce, por último, é um outro ótimo exemplo de aplicação web. Ele envolve principalmente lojas onlines que permitem comprar em navegadores.

WordPress

Também há aplicações web com um sistema de gerenciamento de conteúdo. O WordPress é um dos gerenciadores de conteúdo mais conhecidos e podem ser personalizados de forma gratuita.

Qual a diferença entre aplicação web e site?

A grande diferença entre essas aplicações e site é o dinamismo entre elas. A aplicação web é mais interativa, o que permite maior engajamento do usuário com o item.

Já um site costuma ser mais estático, se limitando a um conjunto de páginas apenas com informações, sem permitir que o usuário possa interagir com a página

Conclusão sobre aplicações web

Nesse artigo você pode entender mais sobre as aplicações web e quais são as vantagens e aplicações dela.
Crie sistemas web e aplicativos mobile de forma simples e visual. Confir
a!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.