Veja a importância da inteligência artificial para o seu negócio

A importância da inteligência artificial está por todos os lugares: seja nos carros autônomos, no sistema de atendimento das clínicas e hospitais, nas redes sociais, no assistente do celular, no antivírus ou nos motores de busca da internet.

Há uma expectativa de que a Inteligência Artificial (IA) corresponderá a um quarto das interações de atendimento, causando um grande impacto no setor de relacionamento com o cliente.

O Gartner aponta, ainda, que 30% de todas as empresas B2B irão empregar ferramentas de Inteligência Artificial em pelo menos uma das etapas do processo de vendas.

O mesmo levantamento traz outro dado relevante: em 2025, as organizações que usarem a IA em suas plataformas multicanais de engajamento irão aumentar em 25% sua eficiência operacional.

A importância da inteligência artificial se faz pois ela tem o poder computacional de ouvir, falar, ver, entender e fazer previsões.

Mas, antes de começarmos a falar sobre a importância da inteligência artificial para o seu negócio, você precisa saber porque a IA está revolucionando o mercado e promete ser uma das principais tendências de tecnologia.

O que é Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial ou IA, como ficou popularmente conhecida, se refere a sistemas ou máquinas que executam atividades com ações semelhantes a inteligência humana.

Uma das principais características de IA é a capacidade de aprimorar iterativamente suas 

tarefas com base nas informações que coletam.O principal objetivo é melhorar de forma significativa as habilidades e contribuições humanas.

Não é novidade o fato de que nunca registramos tantos dados. É gigantesco o volume de informações produzidas diariamente pelos usuários expoentes da internet, principalmente, no que se refere ao uso das redes sociais.

Dessa forma, essa questão acaba gerando um grande desafio de como processar todas essas informações e ainda transformá-las em soluções. 

E é aí que entra a importância da inteligência artificial, pois ela possibilita a geração de insights inesperados a partir dos dados existentes. Por isso, cada vez mais, é essencial saber como usar IA a favor da sua empresa.

Qual é a importância da inteligência artificial?

A importância da inteligência artificial no mundo se dá, em primeiro lugar, porque ela automatiza a aprendizagem repetitiva e a descoberta a partir dos dados. Ou seja, ela vai muito além de tarefas manuais e facilita tarefas frequentes e volumosas, de modo confiável.

Junto a isso, a importância da inteligência artificial também se deve ao fato que ela consegue se adaptar através de algoritmos de aprendizagem progressiva. 

A IA permite que o modelo se ajuste, através de treinamento e com a entrada de novos dados, quando a primeira resposta não está certa.

Ao mesmo tempo, ela adiciona inteligência aos próprios produtos. Isso acontece porque a inteligência artificial não é uma aplicação individual vendida, mas ela aparece dentro dos produtos aprimorados com suas funcionalidades.

Por fim, a importância da inteligência artificial também está na vantagem competitiva que ela oferece. Isso porque a IA consegue extrair o máximo de dados. 

Nesse caso, ao conseguir aprender sozinhos, os algoritmos conseguem fazer com que os dados se tornem uma propriedade intelectual. Como a obtenção de dados é essencial para o cenário competitivo, quem tiver o melhor conjunto de dados sai na frente.

Exemplos de inteligência artificial

Exemplos de inteligência artificial

Agora que você viu a importância da inteligência artificial, vamos falar sobre os exemplos de inteligência artificial que podemos nos deparar dentro desse mercado ascendente.

  • Assistentes virtuais: essa é uma das aplicações mais conhecidas da inteligência artificial. Siri, Cortana e Alexa são bons exemplos disso. Esses assistentes são capazes de auxiliar os indivíduos em tarefas básicas, como marcar compromissos na agenda, ligar para pessoas e oferecer resultados de pesquisas;
  • Medicina avançada: muitos exames e diagnósticos sofisticados dependem de IA para serem mais precisos. Um exemplo da IA nesse setor é a Stratasys, capaz de oferecer a impressão 3D da empresa para ajudar no combate à pandemia de covid-19;
  • Cibersegurança: os ataques virtuais são cada vez mais comuns. Por isso, sistemas e softwares que se baseiam em IA tem sido bem mais requisitados para ajudar a detectar problemas de privacidade e invasão;
  • Transporte em tempo real: o rastreamento no transporte público é um excelente exemplo da importância da inteligência artificial. Já para o âmbito particular, o desenvolvimento de rotas que evitem trânsito e problemas na via são excelentes formas de uso da IA também;
  • Universo do entretenimento: uma das principais aplicações da IA é no setor de entretenimento, desde aplicativos que mudam avatares, fotos e edições, até os serviços de streaming e games, no qual se faz uso de algoritmos tratando textos, imagens, áudio e vídeo através dessa inteligência.

Por que usar a Inteligência Artificial na sua empresa?

A inteligência artificial é totalmente acessível e pode ser utilizada em qualquer segmento de mercado, principalmente, no que se refere ao:

  • Atendimento dos clientes de uma forma efetiva e personalizada;
  • Tomada de decisões estratégicas mais assertivas;
  • Automação de atividades consideradas repetitivas e monótonas, o que acabam sendo desmotivadoras para os colaboradores;
  • Otimização do tempo de gestores e colaboradores.

Para tanto, a importância da IA para sua empresa pode ser crucial, uma vez que ela pode ser utilizada de várias formas. 

Além dos exemplos de inteligência artificial que já falamos, vamos falar sobre alguns usos que você pode ter dentro da sua empresa.

Chatbots para atendimento

Envolva o seu cliente com um atendimento humanizado, feito por assistentes virtuais com uma personalidade compatível com sua marca.

Os chatbots para atendimento melhoram a relação cliente/empresa, pois usam a Inteligência Artificial para entender rapidamente as solicitações dos clientes.

Os chatbots ficam disponíveis 24 horas por dia, durante 7 dias por semana para fornecer respostas personalizadas e otimizar os atendimentos, tornando-os mais eficientes.

Além disso, os assistentes virtuais podem ser usados em sites, softwares, redes sociais e aplicativos. Eles realizam atendimento aos clientes para várias finalidades.

Análise de dados, previsões e insights

Analise de dados, previsoes e insights

A importância da inteligência artificial no mundo também está no fato de que ela  iniciou uma nova era na análise de informações. 

Cruzando dados, antes impossíveis de ser analisados nos gráficos ou relatórios, os sistemas de análise geram informações estratégicas e fazem previsões com alta precisão.

Você pode usar esse poder computacional a favor da sua empresa e ter previsão, insights, análise de Big Data e comunicação em áudio e texto sempre disponíveis para você.

Redução de erros

Com o uso da Inteligência Artificial é possível minimizar os erros de informação entre os colaboradores da empresa. Isso acontece pois ela consegue realizar a unificação de todas as informações dos seus clientes, fornecedores e muito mais, em um único lugar.

Reconhecimento, análise e prospecção

As soluções de IA possuem a habilidade de reconhecer padrões em vários formatos, sendo capazes de entender imagens, vídeos, áudios e informações em documentos, mesmo que não padronizados, como:

  • Reconhecimento e transcrição de voz;
  • Reconhecimento facial;
  • Análise de imagens e vídeos;
  • Análise de documentos.

Mais do que uma mudança, a Inteligência Artificial veio para quebrar os padrões estabelecidos pelo mercado e gerar impactos à humanidade.

Várias empresas de software e desenvolvimento oferecem este serviço e apresentam na prática o funcionamento e cases que exemplificam maneiras de trabalhar com esse formato, como é o caso da Softwell Solutions.

Com o Maker, você também pode ter um sistema inteligente e uma excelente opção para redução de custos, aumentar a taxa de conversão de vendas e alavancar o seu negócio. A Inteligência Artificial já faz parte do seu dia a dia. Só falta integrar aos seus negócios.

Confira como a IA pode trabalhar ao seu favor

Conheça a Softwell Solutions

A Softwell Solutions, fundada em 2007, nasceu com o propósito de simplificar os processos e valorizar as estratégias de negócio através da sua plataforma de desenvolvimento de softwares, o Maker.

Somos uma empresa especialista em soluções tecnológicas inovadoras e inteligentes, quando o assunto é Desenvolvimento Web e Aplicativos. 

Oferecemos uma abordagem ágil e inovadora, com o apoio de profissionais, acadêmicos, clientes, parceiros e programas de incentivo à inovação.

Ao longo dessa trajetória, com a distribuição do Maker e serviços de soluções sob demanda, conquistamos importantes parcerias e inúmeros cases de sucesso, com atuação global.

A Softwell Solutions surgiu a partir das necessidades no desenvolvimento de software. São mais de 10 anos aperfeiçoando uma abordagem ágil e inovadora, com o apoio de profissionais, acadêmicos, clientes, parceiros e programas de incentivo à inovação.

Leia mais: Open Source: O que é, Como Funciona e Exemplos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.